Fotolivro: cotidiano e tradições da comunidade Juçatuba
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n27p84Palavras-chave:
Comunicação, Fotografia documental, Juçatuba, MemóriaResumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as imagens fotográficas como fonte de informação e memória, através do fotolivro “Juçatuba: cotidiano e tradições”. Para tanto, traz análises ao longo do artigo sobre a importância deste trabalho para a comunicação e, ainda, as etapas de construção do fotolivro. A metodologia envolve pesquisa exploratória e participante, com observações em campo, realizações de ensaios fotográficos, entrevistas semiestruturadas, além de pesquisas bibliográficas e documental.Métricas
Referências
ANDRADE, Rosane de. Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro. São Paulo: Estação da Liberdade: EUDC, 2002.
BARBOSA, Carlos A.S. Fotolivros e história comparada da fotografia na América Latina: reflexões teóricas e possibilidades de investigação. IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem. I Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina, Maio de 2013.
BARBOSA, Marialva. Comunicação e história: presente e passado em atos narrativos. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo v. 6, n. 16, p. 11-27 jul. 2009. Disponível em: <http:// http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/154/155. Acesso em: 8 de jul. 2017.
______. O presente e o passado como processo comunicacional. São Paulo: Matrizes, v. 5, p. 145-155, 2012.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães. - [ed. especial] - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BONI, Paulo César; MORESCHI, Bruna Maria. Fotoetnografia: a importância da fotografia para o resgate etnográfico. Revista Digital de Cinema Documentário, n. 3, dez. 2007, p.137-157. Disponível em:< http://www.doc.ubi.pt/03/artigo_paulo_cesar_boni.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.
BRAGA, José Luiz. Constituição do campo da comunicação. Verso e Reverso. v. 25, n. 58, jan./abr. 2011. p. 62-77.
COLLIER, John. Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa; tradução Iara Ferraz e Solange Martins Couceiro. São Paulo: EPU, Ed. da Universidade de São Paulo, 1973.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Linguagem e comunicação social: visões da linguística moderna. São Paulo: Parábola, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós: Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012.
DUBOIS, Philipe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. - Campinas, SP: Papirus, 1993.
FRANÇA, Vera Veiga. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? Revista Ciberlegenda. n. 5, 2011.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29. maio/jun., 1995.
HARREL, W.M. Thomaz. Da pintura rupestre à fotografia. Manual de Fotografia (2002). Disponível em: <www.tharrell.prof.ufu.br/default2.htm>. Acesso em: 13 out. 2018.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
MARTINS, José de Souza. A fotografia e a vida cotidiana: ocultações e revelações. In: Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo: Contexto, 2008.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história, interfaces. Tempo. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 1996, p. 73-98.
NOVAES, Sylvia Caiuby. A construção de imagens na pesquisa de campo. Iluminuras, Porto Alegre, v. 13, n. 31, p.11-29, jul./dez. 2012.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. - Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
PETER, Jorge; SILVA, Verônica Monteira da. Um curso de fotografia na sua essência. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
SALVAGNI, Julice; SILVEIRA, Marco Antônio Negri da. Discursos imagéticos: a fotografia como método da pesquisa social. Anais eletrônicos do II encontro História, Imagens e Cultura visual – 8 e 9 de agosto de 2013. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2013.
SODRÉ, Muniz. A comunicação eletrônica é epistemóloga. Parágrafo. jan./jun. 2015, v. 1, n. 3 (2015). Disponível em: < http://revistaseletronicas. fiamfaam.br/index.php/ recicofi / article/view/289 > Acesso em: 06 de julho de 2017.
SODRÉ, Muniz. A televisão é uma forma de vida. Revista Famecos. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social - PUC-RS, n. 16, 2001. Disponível em: < http://revistaseletronicas. pucrs.br/ojs/ index.php/ revistafamecos/article/view/3135/2406 > Acesso em: 06 de julho de 2017.
SODRÉ, Muniz. Sobre a episteme comunicacional. Revista Matrizes, São Paulo, n. 1, 10/ 2007. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/viewFile/38174/40899 > Acesso em: 06 de jul. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Discursos Fotográficos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.