Photobook: daily life and traditions of the Juçatuba community
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n27p84Keywords:
Communication, Documentary photography, Juçatuba, MemoryAbstract
This work aims to reflect on photographic images as a source of information and memory, through the photobook "Juçatuba: everyday and traditions". To this end, it brings analyses throughout the article about the importance of this work for communication and also the stages of construction of the photobook. The methodology involves exploratory and participant research, with field observations, photographic essays, semi-structured interviews, as well as bibliographic and documentary research.Metrics
References
ANDRADE, Rosane de. Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro. São Paulo: Estação da Liberdade: EUDC, 2002.
BARBOSA, Carlos A.S. Fotolivros e história comparada da fotografia na América Latina: reflexões teóricas e possibilidades de investigação. IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem. I Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina, Maio de 2013.
BARBOSA, Marialva. Comunicação e história: presente e passado em atos narrativos. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo v. 6, n. 16, p. 11-27 jul. 2009. Disponível em: <http:// http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/154/155. Acesso em: 8 de jul. 2017.
______. O presente e o passado como processo comunicacional. São Paulo: Matrizes, v. 5, p. 145-155, 2012.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães. - [ed. especial] - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BONI, Paulo César; MORESCHI, Bruna Maria. Fotoetnografia: a importância da fotografia para o resgate etnográfico. Revista Digital de Cinema Documentário, n. 3, dez. 2007, p.137-157. Disponível em:< http://www.doc.ubi.pt/03/artigo_paulo_cesar_boni.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.
BRAGA, José Luiz. Constituição do campo da comunicação. Verso e Reverso. v. 25, n. 58, jan./abr. 2011. p. 62-77.
COLLIER, John. Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa; tradução Iara Ferraz e Solange Martins Couceiro. São Paulo: EPU, Ed. da Universidade de São Paulo, 1973.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Linguagem e comunicação social: visões da linguística moderna. São Paulo: Parábola, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós: Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012.
DUBOIS, Philipe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. - Campinas, SP: Papirus, 1993.
FRANÇA, Vera Veiga. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? Revista Ciberlegenda. n. 5, 2011.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29. maio/jun., 1995.
HARREL, W.M. Thomaz. Da pintura rupestre à fotografia. Manual de Fotografia (2002). Disponível em: <www.tharrell.prof.ufu.br/default2.htm>. Acesso em: 13 out. 2018.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
MARTINS, José de Souza. A fotografia e a vida cotidiana: ocultações e revelações. In: Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo: Contexto, 2008.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história, interfaces. Tempo. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 1996, p. 73-98.
NOVAES, Sylvia Caiuby. A construção de imagens na pesquisa de campo. Iluminuras, Porto Alegre, v. 13, n. 31, p.11-29, jul./dez. 2012.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. - Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
PETER, Jorge; SILVA, Verônica Monteira da. Um curso de fotografia na sua essência. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
SALVAGNI, Julice; SILVEIRA, Marco Antônio Negri da. Discursos imagéticos: a fotografia como método da pesquisa social. Anais eletrônicos do II encontro História, Imagens e Cultura visual – 8 e 9 de agosto de 2013. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2013.
SODRÉ, Muniz. A comunicação eletrônica é epistemóloga. Parágrafo. jan./jun. 2015, v. 1, n. 3 (2015). Disponível em: < http://revistaseletronicas. fiamfaam.br/index.php/ recicofi / article/view/289 > Acesso em: 06 de julho de 2017.
SODRÉ, Muniz. A televisão é uma forma de vida. Revista Famecos. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social - PUC-RS, n. 16, 2001. Disponível em: < http://revistaseletronicas. pucrs.br/ojs/ index.php/ revistafamecos/article/view/3135/2406 > Acesso em: 06 de julho de 2017.
SODRÉ, Muniz. Sobre a episteme comunicacional. Revista Matrizes, São Paulo, n. 1, 10/ 2007. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/viewFile/38174/40899 > Acesso em: 06 de jul. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Discursos Fotográficos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.