Turismo e imagens: a influência do orientalismo na construção de estereótipos

Autores

  • Renan Augusto Moraes Conceição UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Rodolfo Rorato Londero UEL - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p190

Palavras-chave:

Turismo, imagem, estereótipo, história.

Resumo

O presente artigo apresenta uma abordagem sobre o uso de imagens no turismo e sua importância historiográfica. Para tanto, a análise sustenta-se nas contribuições teóricas da abordagem orientalista, evidenciando os reflexos dos estereótipos na atividade turística e, consequentemente, na criação do fetiche na indústria do turismo. Assim, esse estudo expõe elementos teóricos para novas análises envolvendo a construção histórica do discurso turístico, especialmente sobre o uso que imagens estereotipadas podem gerar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Augusto Moraes Conceição, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Turismo pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucana - FECEA e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Rodolfo Rorato Londero, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Departamento de Comunicação e do Programade Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2018-06-16

Como Citar

Moraes Conceição, R. A., & Londero, R. R. (2018). Turismo e imagens: a influência do orientalismo na construção de estereótipos. Discursos Fotograficos, 14(24), 190–218. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p190

Edição

Seção

Artigos