A edição fotográfica como construção de uma narrativa visual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p81Palavras-chave:
Análise Fotográfica. Edição de Imagens. Narrativa Visual. Sergei Eisenstein - Cineasta.Resumo
Este artigo, baseado no conceito de montagem intelectual, desenvolvido pelo cineasta russo Sergei Eisenstein, trabalha com a premissa de que a edição fotográfica pode ser responsável pela construção de uma narrativa visual. Para tanto, adota um ensaio fotográfico composto por 26 fotografias e o passa para três especialistas editá-lo. O resultado são três narrativas diferentes. Com isso, torna-se evidente que a mensagem fotográfica pode passar por uma re-elaboração criativa e formar discursos enunciativos distintos. Ao final, o trabalho mostra que as diferenças entre os discursos elaborados pelos editores são apreendidos pelo receptor da mensagem fotográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Discurso fotográfico adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.