A edição fotográfica como construção de uma narrativa visual

Autores

  • Fernanda Jansen Mira Catanho Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p81

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Edição de Imagens. Narrativa Visual. Sergei Eisenstein - Cineasta.

Resumo

Este artigo, baseado no conceito de montagem intelectual, desenvolvido pelo cineasta russo Sergei Eisenstein, trabalha com a premissa de que a edição fotográfica pode ser responsável pela construção de uma narrativa visual. Para tanto, adota um ensaio fotográfico composto por 26 fotografias e o passa para três especialistas editá-lo. O resultado são três narrativas diferentes. Com isso, torna-se evidente que a mensagem fotográfica pode passar por uma re-elaboração criativa e formar discursos enunciativos distintos. Ao final, o trabalho mostra que as diferenças entre os discursos elaborados pelos editores são apreendidos pelo receptor  da mensagem fotográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Jansen Mira Catanho, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Catanho, F. J. M. (2007). A edição fotográfica como construção de uma narrativa visual. Discursos Fotograficos, 3(3), 81–96. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p81

Edição

Seção

Artigos