Leitura de imagens e o vintage em editoriais de moda nas revistas Voguee Rolling Stone

Autores

  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina
  • Thaís Tiemi Yamanari Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p37

Palavras-chave:

Análise Semiótica. Editorial de moda. Vintage.

Resumo

Ocorre, atualmente, um resgate do conceito vintage. Este trabalho se propõe a ler imagens dos editoriais de moda das revistas Vogue e Rolling Stone com emprego de metodologia comparativa e fundamentação semiótica, entre imagens antigas e contemporâneas que remetam ao mencionado estilo. As análises permitem afirmar a forte presença da função poética da linguagem nas fotografias de moda e identificar possíveis sensações relacionadas às evocações provocadas pela utilização do conceito vintage.

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Biografia do Autor

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Comunicação da UniversidadeEstadual de Londrina (UEL). E-mail: contani@sercomtel.com.br

Thaís Tiemi Yamanari, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo e especialista em Propaganda eMarketing pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estudante especial do Mestrado emComunicação da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: thatiemi@gmail.com

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Publicado

2013-04-17

Como Citar

Contani, M. L., & Yamanari, T. T. (2013). Leitura de imagens e o vintage em editoriais de moda nas revistas Voguee Rolling Stone. Discursos Fotograficos, 9(14), 37–54. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p37

Edição

Seção

Artigos