Ética, imagem e fotografia na mídia informativa impressa

Autores

  • Isaac Antonio Camargo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p161

Palavras-chave:

Análise Semiótica. Mídia Impressa. Ética.

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão em torno do uso da fotografia na mídia impressa informativa, tomando-a como recurso de informação correlacionado ao texto verbal. Analisa esse uso a partir da semiótica, como um elemento de significação tão ou mais eficiente que o texto verbal impresso, capaz de estabelecer relações entre diferentes níveis discursivos – verbal e/ou visual – produzindo, direta e indiretamente, outros efeitos de sentido que, em função do contexto social, histórico e jornalístico, o texto verbal, por si só, não produziria. Tais efeitos suscitam reflexões de caráter ético, posto que os modos de dizer e de significar propostos pelas editorias dos periódicos atuam como discursos paralelos, manipulando o leitor e as próprias normativas éticas prescritas pelos seus códigos de conduta.

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Biografia do Autor

Isaac Antonio Camargo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Departamento de Expressão Gráfica do CCE – Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2012-05-15

Como Citar

Camargo, I. A. (2012). Ética, imagem e fotografia na mídia informativa impressa. Discursos Fotograficos, 8(12), 161–193. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p161

Edição

Seção

Artigos