A democratização do sistema representativo por meio dos partidos políticos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n2p135Palavras-chave:
, Partidos Políticos, Mandato político, Democracia representativaResumo
Demonstra-se que os partidos políticos são indispensáveis para o exercício dos direitos políticos no Brasil, principalmente por serem os detentores exclusivos das candidaturas. Desse modo, a multiplicidade partidária é vista como um fator positivo no processo eleitoral, já que amplia os canais de participação. No âmbito do governo representativo, apresentam-se as distintas concepções em torno da representação política e suas repercussões na jurisprudência francesa, estadunidense e brasileira. Conclui-se que o partido político tem a potencialidade de democratizar o regime representativo, pois ele é o ator responsável pela intercomunicação entre a sociedade política e a civil, já que dá voz e influência à pluralidade. Tal relação ultrapassa os limites da agregação de vontade individuais e amplia a representatividade para além dos mecanismos tradicionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernando de Brito Alves, Jairo Néia Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.





