SUSTENTABILIDADE: DIREITO AO FUTURO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2024.v19.n1.46296

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Direito, Princípio constitucional da sustentabilidade.

Resumo

A presente resenha tem por objetivo proceder a uma apresentação sintética da obra “Sustentabilidade: direito ao futuro”, do Professor Juarez Freitas, na qual se postula consistir a sustentabilidade em princípio constitucional que vincula juridicamente – cogente, destarte. Para tanto, esquadrinham-se seus capítulos, analisa-se o movimento retórico percorrido, extraem-se pontos reputados fundamentais e avalia-se a obra no contexto do pensamento jurídico contemporâneo – tudo de modo sinóptico, tocando-se (ao menos em parte) o que da obra considera-se elementar. A relação entre Direito e sustentabilidade é, na contemporaneidade, incontornável – e a obra em tela propulsiona a discussão temática. Constitui, pois, um significante instrumento para iniciação ou aprofundamento no tema.

Biografia do Autor

Ricardo Lebbos Favoreto, Universidade Estadual de Londrina e Universidade de São Paulo

Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Pós-graduado em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UEL. Pós-graduado em Filosofia Política e Jurídica pela UEL. Mestre em Administração pela UEL. Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pós-doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Administração da UEL, com atuação na graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração.

Referências

FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. 4 ed. Belo Horizonte: Fórum, 2019.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Lebbos Favoreto, R. (2024). SUSTENTABILIDADE: DIREITO AO FUTURO. Revista Do Direito Público, 19(1), 293–295. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2024.v19.n1.46296