POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DIGITAL PARA O ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2024.v19.n2.45037Palavras-chave:
Fake news, Algoritmos, Políticas públicas, Educação digital.Resumo
O trabalho demonstra que disseminação de fake news calcadas na desinformação da população é uma velha estratégia de manipulação dos cidadãos, todavia, em vista da evolução da Sociedade em Rede e o surgimento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação, as fake news tornaram-se um problema substantivo a ser enfrentado em defesa do Estado Democrático de Direito. A pesquisa ressalta os potenciais problemas apresentados pelo big data e as consequências que os algoritmos matemáticos invocam nas redes sociais, e que o seu livre desenvolvimento na captura de dados dos usuários faz com que o indivíduo se encontre em uma espécie de filtro de bolha informacional. Diante destes aspectos, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar meios de enfrentamento das fake news para a garantia da Democracia. Para tanto, adota-se o método de revisão literária, pautada por consultas bibliográficas em materiais publicados em revistas jurídicas e livros, consistindo na exposição de ideias dos autores selecionados. Observa-se que a principal e mais eficiente forma de enfrentamento da disseminação de fake news é por meio da implementação de políticas públicas de educação digital, que visem educar o usuário à um olhar crítico e questionador quando diante de notícias consumidas nas redes sociais.
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