A atuação do Banco Central do Brasil na superação da crise bancária: uma análise dos regimes especiais de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2020v15n2p71Palavras-chave:
intervenção, Regime de Administração Especial Temporária (RAET), crise das instituições financeirasResumo
As instituições financeiras têm papel crucial para a economia nacional, tanto que uma crise que afete todo o sistema financeiro pode ter efeitos que transponham esta seara, atingindo o funcionamento de outros mercados. O presente estudo se propõe a compreender a importância da regulação e atuação do Banco Central do Brasil no sistema financeiro, analisando as formas de atuação deste órgão para que se evite a existência e efeitos de uma crise sistêmica, apresentando as formas de atuação deste órgão nas instituições financeiras que, isoladamente, estejam enfrentando uma crise econômica, apresentando as principais diferenças entres os mecanismos de atuação, bem como tecendo-lhes críticas. Para tanto a Lei 6.024/74 e o Decreto-Lei 2.321/87 são objetos de estudo, sendo a Pinto (2015) e Saddi (2001), eleitos como marcos teóricos, sendo referencial bibliográfico a principal técnica de pesquisa utilizada, numa metodologia de abordagem qualitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Direito Público
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.