A imigração haitiana e a criminalidade no município de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2013v8n3p55Palavras-chave:
Imigração, Haitianos, Preconceito, Violência, Criminalidade, XenofobiaResumo
Este artigo abordou a relação entre a criminalidade registrada no Município de Manaus no período de Janeiro de 2010 e Maio de 2013 e a imigração de Haitianos ocorrida à partir de 2010, decorrente do terremoto que atingiu aquele país. O entrecruzamento de dados entre raça, crime e violência justificou-se, pois este movimento imigratório desencadeou reações na sociedade manauara, decorrentes do de fatores diversos, tais como preconceito social, racismo e xenofobia. Foram coletados os dados da criminalidade no período analisado e extraídos os registros que possuíam vítimas e/ou autores haitianos. Foi identificado que os haitianos foram vítimas na quase totalidade dos registros encontrados, e que nenhum haitiano cometeu os crimes de maior potencial ofensivo, no período analisado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.





