Aspectos Práticos E Teóricos Da Prescrição Intercorrente Nos Processos Executivos Fiscais

Autores

  • Annelise Cristine Emidio Sander Cesumar - Centro Universitário de Maringá
  • Aline Barandas UEM - Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2012v7n3p125

Palavras-chave:

Prescrição, Prescrição Intercorrente, Execução fiscal, Execução frustrada, Fazenda Pública.

Resumo

O presente estudo propôs-se a delimitação e análise do instituto da prescrição intercorrente e sua aplicação no processo executivo fiscal, nos termos do artigo 40 e parágrafos da Lei 6.830 de 22 de setembro de 1980 (Lei de Execuções Fiscais - LEF). Tendo como efeito principal a extinção dos autos de execução fiscal, percebe-se ser o principal meio de defesa do contribuinte neste tipo de demanda, justificada na não eternização de cobranças e execuções frustradas no judiciário, demonstra-se benéfica a todos os polos da relação processual, contribuinte/devedor, procuradorias e o poder judiciário, não impondo o ônus do processo que tão logo, diante dos requisitos, demonstra-se sem eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annelise Cristine Emidio Sander, Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Advogada. Aluna Especial do Programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, Estado do Paraná. Pós-Graduanda em Direito Empresarial com ênfase em Direito do Trabalho e Direito Tributário pelo Instituto Paranaense de Ensino, IPE, Maringá, Estado do Paraná. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Maringá, CESUMAR, Maringá, Estado do Paraná.

 

Aline Barandas, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Discente do 5° ano de Direito da Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Emidio Sander, A. C., & Barandas, A. (2012). Aspectos Práticos E Teóricos Da Prescrição Intercorrente Nos Processos Executivos Fiscais. Revista Do Direito Público, 7(3), 125–146. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2012v7n3p125

Edição

Seção

Artigos