O “Legado” da aprendizagem histórica: refazendo percursos de leituras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p196

Palavras-chave:

Ensino de história, Educação histórica, Didática da história, Discurso, Identidade

Resumo

O objetivo deste artigo é retomar a trajetória e as discussões relativas a construção do campo de pesquisa do Ensino de História no Brasil. O texto destaca os eventos históricos fundantes da área, sua consolidação e as clivagens recentes derivadas da constituição da Educação Histórica no início do século XXI como área de pesquisa no Brasil e a sua apropriação dos debates trazidos pela Didática da História alemã. Por fim, propõe uma análise de autores do século XX, anteriores a constituição da área de Ensino de História no Brasil, com a intenção de proceder a uma releitura do trato deles com a especificidade da história no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Renilson Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso.

Halferd Carlos Ribeiro Júnior, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do magistério superior da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Mairon Escorsi Valério, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

RIBEIRO, R. R.; RIBEIRO JÚNIOR, H. C.; VALÉRIO, M. E. O “Legado” da aprendizagem histórica: refazendo percursos de leituras. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 196–221, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p196. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/26196. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê