As representações de classe operária na produção acadêmica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p421Palavras-chave:
representações, práticas, discurso, classe operária, produção acadêmicaResumo
A produção acadêmica das décadas de 1960 e 1970, que se dedica ao estudo da classe operária brasileira, traz consigo as expectativas de futuro de seus estudiosos. Logo, o passado aparece como prenúncio do que virá segundo representações de mundo, de história e da classe operária. Essas representações, por um lado, se constituem historicamente por meio da incorporação das configurações socioculturais; e, por outro lado, se manifestam como matrizes da prática e do discurso acadêmico, estabelecendo os campos teóricos de interpretação da classe operária brasileira. A partir desta perspectiva, relacionamos interpretações de parte da produção acadêmica dessas décadas (de 1960 e 1970) com as condições socioculturais do país e com a dinâmica interna do campo de produção acadêmico, buscando compreender suas práticas e representações.
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