O estudante de Ensino Médio nas comunidades virtuais “eu amo história” e “eu odeio história” e uma questão antiga: para quê serve a história?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p665Palavras-chave:
Ensino de história, Comunidades virtuais, Ensino médio, Juventude, Cultura midiáticaResumo
Problematiza o que os alunos de Ensino Médio (14-19 anos) pensam sobre a história e o ensino de história em um espaço virtual. A partir do Orkut, rede de relacionamentos virtuais, investiga as comunidades virtuais vinculadas à discussão sobre a história e seu ensino, destacando os comentários postados em fóruns (instância de debates de determinado tema). Discute a natureza das fontes virtuais e justifica a sua utilização como material de pesquisa histórica. Considera as novas formas de se pensar a realidade no construto identitário/comunitário do sujeito que vivencia a cibercultura e logo após, destaca o significado que os internautas imprimem à história e ao seu ensino, em especial, o “sentido prático” deste campo de conhecimentos e/ou disciplina escolar.Downloads
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