Em torno do passado escravista: as ações afirmativas e os historiadores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n5p21

Palabras clave:

Ações afirmativas, Historiadores e usos do passado, Brasil

Resumen

O artigo discute os diferentes usos do passado escravista a partir dos debates atuais sobre ações afirmativas. São colocados em foco as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileria e as polêmicas entre historiadores publicadas na imprensa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Martha Abreu, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em História com Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense.

Hebe Mattos, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Universidade Federal Fluminense.

Carolina Vianna Dantas, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense.

Citas

ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p. 5-20, jan./jun. 2008.

AZEVEDO, Célia Maria Marinho de. Cota racial e Estado: abolição do racismo ou direitos de raça?. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, p. 213-239, jan./abr. 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Brasília, 2004.

FRY, Peter. A persistência da raça: ensaios antropológicos sobre o Brasil e a África austral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FRY, Peter; MAGGIE, Yvonne. O debate que não houve: a reserva de vagas para negros nas universidades brasileiras. Revista Enfoques, v. 1, n. 1, p. 93-117, 2002.

GÓES, José Roberto Pinto de. Negros: uma história reparada, Insight Inteligência, n. 34, p. 52-62, jul./set. 2006.

GOMES, Ângela de Castro Gomes. Cultura Política e cultura histórica no Estado Novo. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca. Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Faperj, 2007.

GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo. Cotas, cores e raças. Disponível em: www.fflch.usp.br/sociologia/asag/cotas%20cores%20e%20racas.pdf.

HEYMANN Luciana. O “devoir de mémoire” na França contemporânea: entre a memória, história, legislação e direitos. In: GOMES, Ângela de Castro (org.). Direitos e cidadania. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2007.

MAGGIE, Yvonne; FRY; Peter. A reserva de vagas para negros nas universidades brasileiras. Estudos Avançados, v. 18, n. 50, 2004.

MATTOS Hebe; ABREU, Martha; DANTAS, Carolina Vianna; MORAES, Renata. Personagens negros e livros didáticos: reflexões sobre a representação da cultura brasileira e a ação política dos afrodescendentes. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.), Os livros de história na escola: trajetória e usos. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, [2010]. (no prelo).

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992. p. 200-215.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

SALGADO GUIMARÃES, Manoel Luis. O presente do passado: as artes de Clio em tempos de memória. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca. Cultura Política e leituras do passado: historiografia e ensino de história, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Faperj, 2007.

SILVA, Petronilha Beatriz G; SILVÉRIO, Valter Roberto (org.). Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: INEP, 2003.


FILMOGRAFIA

JONGOS, Calangos e folias: música negra, memória e poesia. Direção Geral: Hebe Mattos e Martha Abreu, LABHOI-UFF, 2007.

MEMÓRIAS do Cativeiro. Direção Acadêmica: Hebe Mattos e Martha Abreu, LABHOI-UFF, 2005.

Publicado

2010-06-02

Cómo citar

ABREU, Martha; MATTOS, Hebe; DANTAS, Carolina Vianna. Em torno do passado escravista: as ações afirmativas e os historiadores. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 21–37, 2010. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n5p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/5214. Acesso em: 24 nov. 2024.