Em torno do passado escravista: as ações afirmativas e os historiadores
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n5p21Palabras clave:
Ações afirmativas, Historiadores e usos do passado, BrasilResumen
O artigo discute os diferentes usos do passado escravista a partir dos debates atuais sobre ações afirmativas. São colocados em foco as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileria e as polêmicas entre historiadores publicadas na imprensa.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Célia Maria Marinho de. Cota racial e Estado: abolição do racismo ou direitos de raça?. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, p. 213-239, jan./abr. 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Brasília, 2004.
FRY, Peter. A persistência da raça: ensaios antropológicos sobre o Brasil e a África austral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
FRY, Peter; MAGGIE, Yvonne. O debate que não houve: a reserva de vagas para negros nas universidades brasileiras. Revista Enfoques, v. 1, n. 1, p. 93-117, 2002.
GÓES, José Roberto Pinto de. Negros: uma história reparada, Insight Inteligência, n. 34, p. 52-62, jul./set. 2006.
GOMES, Ângela de Castro Gomes. Cultura Política e cultura histórica no Estado Novo. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca. Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Faperj, 2007.
GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo. Cotas, cores e raças. Disponível em: www.fflch.usp.br/sociologia/asag/cotas%20cores%20e%20racas.pdf.
HEYMANN Luciana. O “devoir de mémoire” na França contemporânea: entre a memória, história, legislação e direitos. In: GOMES, Ângela de Castro (org.). Direitos e cidadania. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2007.
MAGGIE, Yvonne; FRY; Peter. A reserva de vagas para negros nas universidades brasileiras. Estudos Avançados, v. 18, n. 50, 2004.
MATTOS Hebe; ABREU, Martha; DANTAS, Carolina Vianna; MORAES, Renata. Personagens negros e livros didáticos: reflexões sobre a representação da cultura brasileira e a ação política dos afrodescendentes. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.), Os livros de história na escola: trajetória e usos. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, [2010]. (no prelo).
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992. p. 200-215.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
SALGADO GUIMARÃES, Manoel Luis. O presente do passado: as artes de Clio em tempos de memória. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca. Cultura Política e leituras do passado: historiografia e ensino de história, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Faperj, 2007.
SILVA, Petronilha Beatriz G; SILVÉRIO, Valter Roberto (org.). Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: INEP, 2003.
FILMOGRAFIA
JONGOS, Calangos e folias: música negra, memória e poesia. Direção Geral: Hebe Mattos e Martha Abreu, LABHOI-UFF, 2007.
MEMÓRIAS do Cativeiro. Direção Acadêmica: Hebe Mattos e Martha Abreu, LABHOI-UFF, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/