Futuro passado
a história que 2022 deixará sobre 1822
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2022v15nEspecialp10-23Palabras clave:
Independência do Brasil, Apresentação, DossiêResumen
Quando d. Pedro I foi consagrado como Imperador do Brasil em 1822 ele recebeu um cetro em cuja ponta figurava uma espécie de dragão medieval com apenas duas patas dianteiras, um rabo em forma de seta e uma língua dividida em duas pontas. Era necessário que a língua do serpe se desdobrasse em duas pontas para agradar a todos e que o rabo do bicho indicasse o passado para sustentar o futuro. Na capa desse dossiê está a dita serpe. Os olhos que reluzem ali, entretanto, foram colocados para a consagração do segundo Pedro. Na época da Independência, a epítome que guiava o Brasil estava cega.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/