Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2022v15n30p058-081

Palavras-chave:

História Antiga, Educação, Celtas, Fontes Clássicas, Druídas

Resumo

Apesar de ser relativamente fácil encontrar alguma menção aos druidas, sacerdotes das culturas “célticas”, muitas informações sobre eles são generalistas, desacompanhadas de fontes e apenas raramente produzidas por especialistas da área, sobretudo em língua portuguesa. Ao contrário, os druidas costumam aparecer envoltos em mistérios, segredos e lendas, apresentados em narrativas que muitas vezes beiram o misticismo e os chamados neopaganismos. Além disso, mesmo entre os especialistas do tema, não tem sido dada uma grande atenção à compreensão do sistema educacional dos druidas, pelo menos em língua portuguesa. Esse artigo se dedicou a essa questão e, a partir da análise das fontes clássicas, com destaque para os comentários sobre as guerras gálicas do general romano Júlio César, identificou que o “sistema educacional” dos druidas, sobretudo como as referidas fontes o representa, intercala oralidade e letramento e se dedicava a uma vasta gama de temas, o suficiente para impressionar os autores gregos e romanos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dominique Santos, FURB - Universidade de Blumenau; PPGH/UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás.Professor na Universidade de Blumenau (FURB) e no Programa de Pós-Graduação da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. 

Referências

ALDHOUSE-GREEN, Miranda J. Exploring the world of the druids. London: Thames & Hudson, 2010.

BELMAIA, Nathany Andrea Wagenheimer. Monaquismo(s): romano, insular e a definição da páscoa no sínodo de Whitby no século VII. Brathair, São Luís, v. 18, p. 125-158, 2018.

BHREATHNACH, Edel. The Seanchas tradition in late medieval Ireland. In: BHREATHNACH, Edel; CUNNINGHAM, Bernadette. Writing irish history: the four masters and their world. Dublin: [s. n.], 2007.

BONDIOLI, Nelson de Paiva. Bárbaros: druidas enquanto contradição no olhar romano. In: VENTURA, G.; RIBEIRO, L.; CARVALHO, R. (org.). Fama e infâmia no mundo antigo. Vitória: PPGL, 2014. p. 172-181.

BONDIOLI, Nelson de Paiva. Calendários na antiguidade: coligny e o mundo clássico. In: ASSIS, Angelo Adriano Faria de; FARIA, Andre Luiz Lopes de (org.). O onde e o quando: espaço e memória na construção da história e da geografia. Viçosa: Geographica, 2012. p. 33-53.

BREATNACH, Caoimhín. Rawlinson B 502. In: DUFFY, Seán (ed.). Medieval Ireland: an encyclopedia. Abingdon: Routledge, 2005. p. 400.

CARNEY, James. Language and literature to 1169. In: Ó CRÓINÍN, Dáibhí (ed.). A new history of Ireland: prehistoric and early Ireland. Oxford: Oxford University Press, 2005. v. 1, p. 451–510.

CÉSAR, Julio. The gallic war. Translated by H. J. Edwads. Cambridge: Harvard University Press, 2004. (Loeb Classical Library).

CICERO. On divination: book 1. Translated by David Wardle. New York: Oxford University Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.1093/oseo/instance.00148488

CICERO. Pro Milone, In Pisonem, Pro Scauro, Pro Fonteio, Pro Rabirio Postumo, Pro Marcello, Pro Ligario, Pro Rege Deiotaro. Translation by N. H. Watts. Cambridge: Massachusetts; London: Harvard University Press, 2000.

CLANCY, Thomas Owen. Dallán Forgail. In: KOCH, John C (ed.). Celtic Culture: a historical encyclopedia. Santa Barbara: ABC-CLIO, 2006. p. 557.

CLEMENTE DE ALEXANDRIA. Stromateis: books one to three. Translated by Ferguson, J. Washington: The Catholic University of America Press, 1991.

COLLIS, John. The celts: origins, myths and inventions. Brimscombe Port: Tempus, 2006.

CUNLIFFE, Barry. The ancient celts. Londres: Penguin Books, 1997.

DEWITT, Norman J. The druids and romanization. Transactions and Proceedings of the American Philological Association, Cleveland, v. 69, p. 319-332, 1938. DOI: https://doi.org/10.2307/283182

DIÃO CRISÓSTOMO. Discourses. Translated by J. W. Cohoon. 4. ed. Cambridge: University Press, 1971.

DONNARD, Ana Maria. As origens do neo-druidismo: entre tradição céltica e pós-modernidade. REVER, São Paulo, v. 2, p. 88-108, 2006.

DRINKWATER, John F. Lugdunum: 'natural capital' of gaul? Britannia, Cambridge, v. 6, p. 133-140, 1975. DOI: https://doi.org/10.2307/525994

DUDDY, Tom. The endless knot: literature and religion in Ireland Derrida and the Druids: Writing, Lore, and Power in Early Celtic Society. Religion & Literature, [Oxford], v. 28, n. 2/3, p. 9–20, 1996.

ESTRABÃO. Geography: books 3-5. Translated by H. L. Jones. Cambridge: Harvard University Press, 2006. v. 2. (Classical Library Edition).

EUMÊNIO. Panegyrici latini: panégyriques latin. Tradução Édouard Galletier. Paris: Belles Lettres, 1949. 3 t.

FREEMAN, Philip. The philosopher and the druids: a journey among the ancient celts. London: Souvenir Press, 2006.

HIPÓLITO. Refutação de todas as heresias/Philosophumena. In: ROBERTS, Alexander; DONALDSON, James (ed.). Ante-Nicente Christian Library: translations of the writings of the Fathers down to A. D. 325. Edinburgh: Murray and Gibb, 1868.

JOHNSTON, Elva. Literacy and identity in early medieval Ireland. Wooldbridge: The Boydell Press, 2013.

KELLY, Fergus. An Old-Irish text on court procedure. Peritia, [s. l.], v. 5, p. 74-106, 1986. DOI: https://doi.org/10.1484/J.Peri.3.129

LAÉRCIO, Diógenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Tradução Mario da Gama Kury. 2. ed. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1977.

LUCANO. The civil war (pharsalia). Translated by J. D. Duff. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1928.

LUPI, João Eduardo Pinto Basto. Os Druidas. Brathair, São Luís, v. 4, p. 70-79, 2004.

MAGUINESS, William S. Eumenius of Autun. Greece & Rome, Oxford, v. 21, n. 63, p. 97-103, 1952. DOI: https://doi.org/10.1017/S0017383500011566

MELA, Pompônio. De Situ Orbis. Translated by F. E. Romer. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1998. Título em inglês: Description of the World.

MILES, Brent. Heroic Saga and Classical Epic in Medieval Ireland. Cambridge, DS Brewer, 2011.

OLIVIERI, Filippo Lourenço. Os Druidas. São Paulo: Perspectiva, 2014. v. 1.

OLIVIERI, Filippo Lourenço. A assimilação Mercúrio/Lug na Gália romana. Brathair, São Luís, v. 4, n. 2, p. 102 – 108, 2004.

O'LOUGHLIN, Thomas. 'Colum Cille, St'. In: KOCH, John C (ed.). Celtic culture: a historical encyclopedia. Santa Barbara: ABC-CLIO, 2006. p. 468.

O'NEILL, Eoin Paul. Just like Don Quixotes blues again: an outsiders view of celtic studies in Brazil. Brathair, São Luís, v. 18, n. 1, p. 159-188, 2018.

ORÍGENES. Contra Celso. Tradução Orlando dos Reis. São Paulo: Paulus, 2004.

PEIXOTO, Pedro Vieira da Silva. Identidade e gênero na idade do ferro: uma reflexão do que tem sido feito e um plano para ação. Brathair, São Luís, v. 18, n. 1. p. 88-116, 2018.

PIGGOTT, Stuart. The druids and stonehenge. The South African Archaeological Bulletin, Vlaeberg, v. 9, n. 36, p. 138-140, 1954. DOI: https://doi.org/10.2307/3886827

PLÍNIO, O Velho. Histoire nataurelle. Paris: Société d'éditions 'Les Belles Lettres', 1972. 37 v. (Collection des Universités de France).

POPPE, Erich. Narrative history and cultural memory in medieval Ireland: some preliminary thoughts. In: REKDAL, Jan Erik; POPPE, Erich (ed.). Medieval irish perspectives on cultural memory. Münster: Nodus Publikationen, 2014. p. 135-176.

SANTOS, Dominique. Apresentação ao dossiê a escrita da história na antiguidade. Revista de Teoria da História, Goiânia, ano 7, n. 13, p. 7-18, 2015.

SANTOS, Dominique. As Ogham Stones: fontes para o estudo da 'Hibernia' e da 'Britannia romana' (e pós-romana). Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos, Vitória, v. 8, p. 35-50, 2016. DOI: https://doi.org/10.17648/romanitas-n8-15164

SANTOS, Dominique. Forma e narrativa: uma reflexão sobre a problemática das periodizações para a escrita de uma história dos Celtas. NEARCO, Rio de Janeiro, v. 6, p. 203-228, 2013.

SANTOS, Dominique. Seanchas: an important irish tradition related tomemory, history, and historiography. Revista OPSIS, Catalão, v. 18, n. 1, p. 44-60, 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/o.v18i1.47325

SANTOS, Dominique; FRAZAO, J.; KOCH, V. M. Cinema e história antiga: uma análise dos druidas da série 'Britannia'. Mare Nostrum, São Paulo, v. 11, p. 211-233, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v11i2p211-233

SÍCULO, Diodoro. Biblioteca histórica. Tradução, Francisco Parreu. Madrid: Gredos, 2001. v. 5.

TÁCITO. Anais. Tradução J. L. Freire de Carvalho. São Paulo: W.M. Jackson Inc. Editores, 1952. (Clássicos Jackson, v. 25).

WEBSTER, Jane. At the end of the world: druidic and other revitalization movements in post-conquest gaul and britain. Britannia, Cambridge, v. 30. p. 1-20, 1999. DOI: https://doi.org/10.2307/526671

YELLOW book of lecan. Dublin: Trinity College, 1300. Manuscrito. H.2.16, 1318.

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

SANTOS, D. Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas. Antíteses, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 058–081, 2022. DOI: 10.5433/1984-3356.2022v15n30p058-081. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/46225. Acesso em: 28 mar. 2024.