Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2022v15n30p058-081Palabras clave:
História Antiga, Educação, Celtas, Fontes Clássicas, DruídasResumen
Apesar de ser relativamente fácil encontrar alguma menção aos druidas, sacerdotes das culturas “célticas”, muitas informações sobre eles são generalistas, desacompanhadas de fontes e apenas raramente produzidas por especialistas da área, sobretudo em língua portuguesa. Ao contrário, os druidas costumam aparecer envoltos em mistérios, segredos e lendas, apresentados em narrativas que muitas vezes beiram o misticismo e os chamados neopaganismos. Além disso, mesmo entre os especialistas do tema, não tem sido dada uma grande atenção à compreensão do sistema educacional dos druidas, pelo menos em língua portuguesa. Esse artigo se dedicou a essa questão e, a partir da análise das fontes clássicas, com destaque para os comentários sobre as guerras gálicas do general romano Júlio César, identificou que o “sistema educacional” dos druidas, sobretudo como as referidas fontes o representa, intercala oralidade e letramento e se dedicava a uma vasta gama de temas, o suficiente para impressionar os autores gregos e romanos.
Descargas
Citas
ALDHOUSE-GREEN, Miranda J. Exploring the world of the druids. London: Thames & Hudson, 2010.
BELMAIA, Nathany Andrea Wagenheimer. Monaquismo(s): romano, insular e a definição da páscoa no sínodo de Whitby no século VII. Brathair, São Luís, v. 18, p. 125-158, 2018.
BHREATHNACH, Edel. The Seanchas tradition in late medieval Ireland. In: BHREATHNACH, Edel; CUNNINGHAM, Bernadette. Writing irish history: the four masters and their world. Dublin: [s. n.], 2007.
BONDIOLI, Nelson de Paiva. Bárbaros: druidas enquanto contradição no olhar romano. In: VENTURA, G.; RIBEIRO, L.; CARVALHO, R. (org.). Fama e infâmia no mundo antigo. Vitória: PPGL, 2014. p. 172-181.
BONDIOLI, Nelson de Paiva. Calendários na antiguidade: coligny e o mundo clássico. In: ASSIS, Angelo Adriano Faria de; FARIA, Andre Luiz Lopes de (org.). O onde e o quando: espaço e memória na construção da história e da geografia. Viçosa: Geographica, 2012. p. 33-53.
BREATNACH, Caoimhín. Rawlinson B 502. In: DUFFY, Seán (ed.). Medieval Ireland: an encyclopedia. Abingdon: Routledge, 2005. p. 400.
CARNEY, James. Language and literature to 1169. In: Ó CRÓINÍN, Dáibhí (ed.). A new history of Ireland: prehistoric and early Ireland. Oxford: Oxford University Press, 2005. v. 1, p. 451–510.
CÉSAR, Julio. The gallic war. Translated by H. J. Edwads. Cambridge: Harvard University Press, 2004. (Loeb Classical Library).
CICERO. On divination: book 1. Translated by David Wardle. New York: Oxford University Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.1093/oseo/instance.00148488
CICERO. Pro Milone, In Pisonem, Pro Scauro, Pro Fonteio, Pro Rabirio Postumo, Pro Marcello, Pro Ligario, Pro Rege Deiotaro. Translation by N. H. Watts. Cambridge: Massachusetts; London: Harvard University Press, 2000.
CLANCY, Thomas Owen. Dallán Forgail. In: KOCH, John C (ed.). Celtic Culture: a historical encyclopedia. Santa Barbara: ABC-CLIO, 2006. p. 557.
CLEMENTE DE ALEXANDRIA. Stromateis: books one to three. Translated by Ferguson, J. Washington: The Catholic University of America Press, 1991.
COLLIS, John. The celts: origins, myths and inventions. Brimscombe Port: Tempus, 2006.
CUNLIFFE, Barry. The ancient celts. Londres: Penguin Books, 1997.
DEWITT, Norman J. The druids and romanization. Transactions and Proceedings of the American Philological Association, Cleveland, v. 69, p. 319-332, 1938. DOI: https://doi.org/10.2307/283182
DIÃO CRISÓSTOMO. Discourses. Translated by J. W. Cohoon. 4. ed. Cambridge: University Press, 1971.
DONNARD, Ana Maria. As origens do neo-druidismo: entre tradição céltica e pós-modernidade. REVER, São Paulo, v. 2, p. 88-108, 2006.
DRINKWATER, John F. Lugdunum: 'natural capital' of gaul? Britannia, Cambridge, v. 6, p. 133-140, 1975. DOI: https://doi.org/10.2307/525994
DUDDY, Tom. The endless knot: literature and religion in Ireland Derrida and the Druids: Writing, Lore, and Power in Early Celtic Society. Religion & Literature, [Oxford], v. 28, n. 2/3, p. 9–20, 1996.
ESTRABÃO. Geography: books 3-5. Translated by H. L. Jones. Cambridge: Harvard University Press, 2006. v. 2. (Classical Library Edition).
EUMÊNIO. Panegyrici latini: panégyriques latin. Tradução Édouard Galletier. Paris: Belles Lettres, 1949. 3 t.
FREEMAN, Philip. The philosopher and the druids: a journey among the ancient celts. London: Souvenir Press, 2006.
HIPÓLITO. Refutação de todas as heresias/Philosophumena. In: ROBERTS, Alexander; DONALDSON, James (ed.). Ante-Nicente Christian Library: translations of the writings of the Fathers down to A. D. 325. Edinburgh: Murray and Gibb, 1868.
JOHNSTON, Elva. Literacy and identity in early medieval Ireland. Wooldbridge: The Boydell Press, 2013.
KELLY, Fergus. An Old-Irish text on court procedure. Peritia, [s. l.], v. 5, p. 74-106, 1986. DOI: https://doi.org/10.1484/J.Peri.3.129
LAÉRCIO, Diógenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Tradução Mario da Gama Kury. 2. ed. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1977.
LUCANO. The civil war (pharsalia). Translated by J. D. Duff. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1928.
LUPI, João Eduardo Pinto Basto. Os Druidas. Brathair, São Luís, v. 4, p. 70-79, 2004.
MAGUINESS, William S. Eumenius of Autun. Greece & Rome, Oxford, v. 21, n. 63, p. 97-103, 1952. DOI: https://doi.org/10.1017/S0017383500011566
MELA, Pompônio. De Situ Orbis. Translated by F. E. Romer. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1998. Título em inglês: Description of the World.
MILES, Brent. Heroic Saga and Classical Epic in Medieval Ireland. Cambridge, DS Brewer, 2011.
OLIVIERI, Filippo Lourenço. Os Druidas. São Paulo: Perspectiva, 2014. v. 1.
OLIVIERI, Filippo Lourenço. A assimilação Mercúrio/Lug na Gália romana. Brathair, São Luís, v. 4, n. 2, p. 102 – 108, 2004.
O'LOUGHLIN, Thomas. 'Colum Cille, St'. In: KOCH, John C (ed.). Celtic culture: a historical encyclopedia. Santa Barbara: ABC-CLIO, 2006. p. 468.
O'NEILL, Eoin Paul. Just like Don Quixotes blues again: an outsiders view of celtic studies in Brazil. Brathair, São Luís, v. 18, n. 1, p. 159-188, 2018.
ORÍGENES. Contra Celso. Tradução Orlando dos Reis. São Paulo: Paulus, 2004.
PEIXOTO, Pedro Vieira da Silva. Identidade e gênero na idade do ferro: uma reflexão do que tem sido feito e um plano para ação. Brathair, São Luís, v. 18, n. 1. p. 88-116, 2018.
PIGGOTT, Stuart. The druids and stonehenge. The South African Archaeological Bulletin, Vlaeberg, v. 9, n. 36, p. 138-140, 1954. DOI: https://doi.org/10.2307/3886827
PLÍNIO, O Velho. Histoire nataurelle. Paris: Société d'éditions 'Les Belles Lettres', 1972. 37 v. (Collection des Universités de France).
POPPE, Erich. Narrative history and cultural memory in medieval Ireland: some preliminary thoughts. In: REKDAL, Jan Erik; POPPE, Erich (ed.). Medieval irish perspectives on cultural memory. Münster: Nodus Publikationen, 2014. p. 135-176.
SANTOS, Dominique. Apresentação ao dossiê a escrita da história na antiguidade. Revista de Teoria da História, Goiânia, ano 7, n. 13, p. 7-18, 2015.
SANTOS, Dominique. As Ogham Stones: fontes para o estudo da 'Hibernia' e da 'Britannia romana' (e pós-romana). Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos, Vitória, v. 8, p. 35-50, 2016. DOI: https://doi.org/10.17648/romanitas-n8-15164
SANTOS, Dominique. Forma e narrativa: uma reflexão sobre a problemática das periodizações para a escrita de uma história dos Celtas. NEARCO, Rio de Janeiro, v. 6, p. 203-228, 2013.
SANTOS, Dominique. Seanchas: an important irish tradition related tomemory, history, and historiography. Revista OPSIS, Catalão, v. 18, n. 1, p. 44-60, 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/o.v18i1.47325
SANTOS, Dominique; FRAZAO, J.; KOCH, V. M. Cinema e história antiga: uma análise dos druidas da série 'Britannia'. Mare Nostrum, São Paulo, v. 11, p. 211-233, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v11i2p211-233
SÍCULO, Diodoro. Biblioteca histórica. Tradução, Francisco Parreu. Madrid: Gredos, 2001. v. 5.
TÁCITO. Anais. Tradução J. L. Freire de Carvalho. São Paulo: W.M. Jackson Inc. Editores, 1952. (Clássicos Jackson, v. 25).
WEBSTER, Jane. At the end of the world: druidic and other revitalization movements in post-conquest gaul and britain. Britannia, Cambridge, v. 30. p. 1-20, 1999. DOI: https://doi.org/10.2307/526671
YELLOW book of lecan. Dublin: Trinity College, 1300. Manuscrito. H.2.16, 1318.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Antíteses
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/