Entre a escrita da história e a narratividade da cultura visual: a fotografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n26p525Abstract
Escrito a quatro mãos, o artigo Entre a escrita da história e a narratividade da cultura visual: a fotografia explora e discute questões e perplexidades da história como narrativa interceptada pelo uso crescente da imagem fotográfica no âmbito dos estudos históricos contemporâneos, dentro dos desenvolvimentos observados na história da cultura visual. O diálogo tecido entre um historiador da Teoria da História e uma historiadora Contemporânea dá lugar a uma reflexão sobre as potencialidades do estudo da visualidade entre o universo das práticas historiográficas e o horizonte da escrita da história como narrativa. O artigo é assumido explicitamente como um estudo parcelar e provisório centrado na problematização de alguns temas e de oportunidades de abordagem abertas pela relação dialógica preconizada em termos teórico-metodológicos e documentais, pelos autores.
Downloads
References
BELTING, Hans. Faces. Une Histoire du visage. Paris: Gallimard, 2017.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época da sua possibilidade de reprodução técnica. In: BENJAMIN, Walter. A modernidade. Lisboa: Relógio de Água, 2006a, p. 207-241.
BENJAMIN, Walter. Pequena História da Fotografia. In: BENJAMIN, Walter. A modernidade. Lisboa: Relógio de Água, 2006b, p. 244-300.
BLEICHMAR, Daniela; SCHWARTZ, Vanessa. Visual History: the past in pictures. Representations, v. 145, I, 2019, p. 1-31.
BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.
CÁCERES, Roberto Domínguez; GAYOL, Víctor. El imperio de lo visual. Imágenes, palabra y representación. In: CÁCERES, Roberto Domínguez; GAYOL, Víctor (coords.). El imperio de lo visual: imágenes, palabras, y representación. Zamora, Michoacán: EL Colégio de Michoacán, 2018, p. 11-26.
CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. Pg. 56-108.
CEZAR, Temístocles. Sob o firmamento da história: o “mito” do texto como representação objetiva do passado. In: FÉLIX, Loiva Otero; ELMIR, Cláudio (orgs.). Mitos e heróis: construção de imaginários. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: História de Arte e anacronismos das imagens. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.
DUBOIS, Philippe. Da verossimilhança ao índice. In: DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993. Pg. 23-56.
FELDMAN, Allen. Formations of Violence: The Narrative of the Body and Political Terror in Northern Ireland. Chicago: University of Chicago Press, 1991.
GINZBURG, Carlo. “Seu país precisa de você”: Um estudo de caso em iconografia política. In: GINZBURG, Carlo. Medo reverência, terror: Quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 63-100.
GOMBRICH, E.H. Art and Illusion: A Study in the Psychology of Pictorial Presentation. Londres: Phaidon, 1968.
HARTOG, François; REVEL, Jacques. Note de conjucture historiographique. In: HARTOG, François; REVEL, Jacques (sous la direction). Les usages politiques du passe. Paris: EHEES, 2001. Pg. 13-24.
HARTOG, François. Disputas a respeito da narrativa. In: HARTOG, François. Evidência da história: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autentica editora, 2011, p. 173-184.
HERF, Jeffrey. Reactionary modernism: Technology, culture, and politics in Weimar and the Third Reich. Cambridge University Press, 1984.
IGGERS, Georg. Historiography in the twentieth century: from scientific objectivity to the postmodern challenge. Middletown: Wesleyan University Press, 2005.
JORDANOVA, Ludmilla. The Look of the Past: Visual and Material Evidence in Historical Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes Santigo. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. In: Anais Do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, vol. 27, 2019, p. 1-51.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Nova Cultura, 2005. (Coleção Os Pensadores)
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, PUC-Rio, 2006.
KRACAUER, Siegfried. Fotografia. In: TRACHTENBERG, Alan (org.). Ensaios sobre Fotografia de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013, 267-294.
MALERBA, Jurandir. História & narrativa: a ciência e a arte da escrita histórica. Petrópolis: Vozes, 2016.
MALERBA, Jurandir. O que narram os historiadores? Para uma genealogia da questão narrativa em História. In: MALERBA, Jurandir. Notas à margem: teoria e crítica historiográfica. Serra: Editora Milfontes, 2018. Pg. 183-208.
MENESES, Ulpiano. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45. 2003.
MENESES, Ulpiano. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, J. S.; ECKERT, C.; NOVAES, S.C. (orgs.) O imaginário nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2005. Pg. 33-56.
MENESES, Ulpiano. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, Ciro; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. Pg. 243-262.
MITCHELL, W.J.T. Iconologie, Image, Texte, Ideologie. Paris: Les Praires Ordinaires, 2009.
MITCHELL, W.J.T. Picture Theory. Chicago: University of Chicago Press, 1994.
MONTEIRO, Charles. Construindo a história da cidade através de imagens. In: PESAVENTO, Sandra; ROSSINI, Miriam; SANTOS, Nádia. Narrativas, imagens e práticas sociais: percursos em história cultural. Porto Alegre: Asterisco, 2008. Pg. 148-171.
MONTEIRO, Charles. História, fotografia e cidade: reflexões teórico-metodológicas sobre o campo de pesquisa. Métis: história & cultura, v. 5, n. 9, jan/jun. 2006.
MOSSE, G. L. The Nationalization of the Masses: Political Symbolism and Mass Movements in Germany from the Napoleonic Wars through the Third Reich. Ithaca/Londres: Cornell University Press, 1975.
NOIRET, Serge. História pública digital. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, maio de 2015.
PANOFSKY, Erwin. Meaning in Visual Arts. Nova York: Doubleday, 1955.
RIBALTA, Jorge (ed.). Public Photographic Spaces: Propaganda Exhibitions from “Pressa” to “The Family of Man”, 1928-55. Barcelona: MAC-BA, 2010.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: a intriga e a narrativa histórica. Campinas: Papirus, 1995. Vol. 1.
RICOEUR, Paul. Mundo do texto e mundo do leitor. In: RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: O tempo narrado. Campinas: Papirus, 1995. Vol. 3. Pg. 273-314.
RÜSEN, Jörn. A constituição narrativa do sentido histórico. In: RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. Pg. 149-174.
SILVEIRA, Pedro Telles. História, técnica e novas mídias: reflexões sobre a história na era digital. Tese (Doutorado), Porto Alegre: UFRGS, 2018.
SKINNER, Quentin. “Ambrogio Lorenzetti’s Buon Governo Frescoes: Two Old Questions, Two New Answers.” Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, 62 (1999), p. 1-28.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986.
STANLEY, David J. Sobre lo visual em la historia. Revista Digital de Historia Iberoamericana, v. 2, n. 1, 2009.
STONE, Lawrence. O ressurgimento da narrativa: reflexões sobre uma nova velha história. In: NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogerio. Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
TAGG, John. El peso de la representación: ensayos sobre fotografías y historias. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SA, 1988.
TAGG, John. O “Curso” da Fotografia. In: TRACHTENBERG, Alan (org.). Ensaios sobre fotografia de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013, p. 355-385.
WHITE, Hayden. “Historiography and Historiophoty”. The American Historical
Review, 93 (5), Dez. 1988, p. 1193-1199.
WHITE, Hayden. A questão da narrativa na teoria histórica contemporânea. In: NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogerio. Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosac Naify, 2011, p. 439-483.