Professores pesquisadores e o desafio de trabalhar com a História difícil: uma experiência de estágio supervisionado

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p613

Keywords:

Pesquisa – Formação de professores – História Difícil – Epistemologia - Estudantes.

Abstract

Há evidências de que os Cursos superiores de História ainda mantém uma dicotomia entre os estudantes do Bacharelado, formados para ser os historiadores, pesquisadores, e os estudantes da Licenciatura, voltados ao aprendizado de metodologias e recursos para repassar o conhecimento desenvolvido pela Academia na Educação Básica. Ao promover uma formação inicial, ressignificando a função dos professores de História com historiadores, sobretudo com a identificação da pesquisa, os futuros professores de História reconhecem na sua ciência de referência as condições de produção de conhecimento e do desenvolvimento de aulas mais significativas, sobretudo quando os conteúdos dizem respeito à Burdening History, ou História Difícil.

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Author Biographies

Adriane de Quadros Sobanski, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná–SEED. Pesquisadora associada ao Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica–Lapeduh da Universidade Federal do Paraná.

Camila Quadros, Universidade Federal do Paraná

Graduada em História pela Universidade Federal do Paraná.

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Published

2019-01-30

How to Cite

SOBANSKI, Adriane de Quadros; QUADROS, Camila. Professores pesquisadores e o desafio de trabalhar com a História difícil: uma experiência de estágio supervisionado. Antíteses, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 613–634, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2018v11n22p613. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/34870. Acesso em: 21 nov. 2024.