A homossexualidade e a historiografia e trajetória do movimento homossexual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2011v4n8p949Palavras-chave:
Homossexualidade, Homofobia, Movimento homossexual.Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender o desenvolvimento do movimento homossexual no Brasil, para entendermos assim, como este chega à atualidade, com a preocupação de discutir e criar programas que combatam a homofobia, principalmente debatendo questões que envolvam a diversidade sexual.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secad. Instruções para Apresentação e Seleção de Projetos de Formação de Profissionais da Educação para a Promoção da Cultura de Reconhecimento da Diversidade Sexual e da Igualdade de Gênero. Brasília, 2006. Disponível em: www.portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/resumo.pdf. Acesso em: 10 abr. 2011.
BRITZMAN, Deborah. O que é esta coisa chamada Amor – Identidade homossexual, educação e currículo. Revista Educação e Realidade, v. 21, p. 71-96, jan/jun, 1996.
CONDE, Michelle Franco Conde. O Movimento Homossexual Brasileiro: sua trajetória e seu papel na ampliação do exercício da cidadania. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2004.
FACCHINI, Regina. Sopa de Letrinhas? O movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos de 1990. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
FERRARI, Anderson. Revisando o passado e construindo o presente: o movimento gay como espaço educativo. Revista Brasileira de Educação, v 25, p. 105-115, Jan /Fev /Mar /Abr, 2004.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Homossexualidade e Educação Sexual: Construindo o respeito à diversidade. Londrina: Ed. UEL. 2007.
FRANCO, Neil. A diversidade entra na escola: Histórias de professores e professoras que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
GREEN, James N. Mais amor e mais tesão: A construção de um movimento de gays, lésbicas e travestis. Cadernos Pagu. Revista semestral do Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu. Campinas, n. 15, 2000.
LOURO, Guacira Lopes (org.). Gênero, Sexualidade e Educação. Petrópolis: Ed. Vozes. 1999.
MELLO, Luiz; GROSSI, Miriam P; UZIEL, Anna Paula. As escolas e as filhas de lésbicas e gays: reflexões sobre conjugalidade e parentalidade no Brasil. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, 2009. p. 159-181.
MOTT, Luiz. Homossexualidade: mitos e verdades. Salvador: Ed. Grupo Gay da Bahia, 2003.
OLIVEIRA, Rosa Maria. Fronteiras Invisíveis: Gêneros, Questões identitárias e Relações entre movimento homossexual e Estado no Brasil. Revista Bagoas, n. 4, p. 160-172, 2009.
PARKER, Richard. Abaixo do Equador. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2002.
REIS, Toni. O movimento homossexual. In: FIGUEIRO, Mary Neide Damico (org.). Homossexualidade e educação sexual: construindo o respeito à diversidade. Londrina: EdUEL. 2007. p. 101-102.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2007.
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O Corpo Educado: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/