A formação docente e a dinâmica socioafetiva em um contexto interativo com o patrimônio histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2025v18n35p86-113

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Patrimônio afetivo, Formação docente

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma investigação que analisou os afetos de estudantes e egressos do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior (IES) pública, vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET), em relação ao patrimônio histórico-cultural da cidade de Sobral-CE. Todos os participantes vivenciaram o projeto Trilhas Urbanas, uma atividade de interação com o centro histórico da urbe. A proposta de promover o intercâmbio de acadêmicos com o patrimônio cultural da cidade fez parte de uma estratégia pedagógica voltada para potencializar a educação patrimonial no contexto da formação de professores, estimulando, assim, novas sensibilidades que se integraram ao currículo tradicional. A pesquisa articulou componentes teóricos fundamentais, envolvendo discussões sobre patrimônio cultural (Choya, 2011; Meneses, 2009; Silva, 2016), psicologia ambiental (Bomfim, 2010) e a teoria dos afetos concebida por Spinoza (2018). Os resultados evidenciaram que a relação com o patrimônio cultural construído mobilizou afetos expressos na forma de estima pelo lugar, revelando sentimentos de pertencimento, agradabilidade, segurança, insegurança e medo. Conclui-se que investir na formação docente deve ir além da transmissão de conhecimentos básicos, sendo fundamental oportunizar a emergência de novas realidades, inclusive no âmbito afetivo.

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Biografia do Autor

José Reginaldo Feijão Parente, State University of Vale do Acaraú

Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - Uece (2024). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2020). Doutor em Educação pela Universidad del Mar - UdelMAR, Chile (2014). Professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Betanea Moreira de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2015). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2007). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará - Uece.

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Publicado

30-07-2025

Como Citar

PARENTE, José Reginaldo Feijão; MORAES, Betanea Moreira de. A formação docente e a dinâmica socioafetiva em um contexto interativo com o patrimônio histórico-cultural . Antíteses, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 86–113, 2025. DOI: 10.5433/1984-3356.2025v18n35p86-113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/51014. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos