Concepções sobre as aprendizagens nas dissertações do Profhistória

Autores

  • Olavo Pereira Soares UNIFAL/MG - Universidade Federal de Alfenas; ICHL - Instituto de Ciências Humanas e Letras; DCH - Departamento de Ciências Humanas https://orcid.org/0000-0003-0887-9227

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p184-212

Palavras-chave:

Processos de ensino-aprendizagem, ProfHistória, Formação de professores, Ensino de história, Aprendizagem

Resumo

O texto analisa as concepções sobre as aprendizagens nas pesquisas que têm por objeto os processos de ensino-aprendizagem da história em contextos escolares. Os dados analisados foram extraídos de dissertações do Profhistória – Mestrado Profissional em Ensino de História, que foram defendidas entre os anos de 2016 e 2020. Foram analisados os seguintes dados quantitativos: dissertações que fazem referência ao conceito de aprendizagem, composição e formação acadêmica do corpo docente e dinâmica curricular do programa. Selecionamos oito dissertações que fazem referência ao conceito de aprendizagem para a análise qualitativa dos dados. Em função de sua abrangência, a análise do Profhistória possibilita o mapeamento da produção acadêmica sobre ensino de história, bem como dos referenciais teóricos utilizados neste campo de pesquisa. Utilizamos princípios teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural para a análise dos dados e apresentação de proposições para a continuidade das pesquisas. Procuramos evidenciar que as pesquisas sobre as aprendizagens apresentam maiores potencialidades quando não se desvinculam das análises dos processos de ensino, notadamente quando a pesquisa está relacionada aos contextos escolares.

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Biografia do Autor

Olavo Pereira Soares, UNIFAL/MG - Universidade Federal de Alfenas; ICHL - Instituto de Ciências Humanas e Letras; DCH - Departamento de Ciências Humanas

Graduação em História Licenciatura pela UNESP/Assis, com Mestrado e Doutorado em Educação pela USP  - Universidade de São Paulo. Pesquisa sobre ensino de história, didática, currículo e formação de professores. Atua nos cursos de graduação em História e Pedagogia da UNIFAL/MG e no PPGE - Programa de Pós-graduação em Educação da UNIFAL/MG.

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Publicado

23-10-2024

Como Citar

SOARES, Olavo Pereira. Concepções sobre as aprendizagens nas dissertações do Profhistória. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 184–212, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n33p184-212. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/49613. Acesso em: 1 nov. 2024.