Concepções sobre as aprendizagens nas dissertações do Profhistória
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p184-212Palavras-chave:
Processos de ensino-aprendizagem, ProfHistória, Formação de professores, Ensino de história, AprendizagemResumo
O texto analisa as concepções sobre as aprendizagens nas pesquisas que têm por objeto os processos de ensino-aprendizagem da história em contextos escolares. Os dados analisados foram extraídos de dissertações do Profhistória – Mestrado Profissional em Ensino de História, que foram defendidas entre os anos de 2016 e 2020. Foram analisados os seguintes dados quantitativos: dissertações que fazem referência ao conceito de aprendizagem, composição e formação acadêmica do corpo docente e dinâmica curricular do programa. Selecionamos oito dissertações que fazem referência ao conceito de aprendizagem para a análise qualitativa dos dados. Em função de sua abrangência, a análise do Profhistória possibilita o mapeamento da produção acadêmica sobre ensino de história, bem como dos referenciais teóricos utilizados neste campo de pesquisa. Utilizamos princípios teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural para a análise dos dados e apresentação de proposições para a continuidade das pesquisas. Procuramos evidenciar que as pesquisas sobre as aprendizagens apresentam maiores potencialidades quando não se desvinculam das análises dos processos de ensino, notadamente quando a pesquisa está relacionada aos contextos escolares.
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