ProfHistória

o ensino com perspectiva futura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p84-114

Palavras-chave:

ProfHistória, Ensino., Teoria., Prática., Formação profissional docente.

Resumo

O objetivo desta investigação é apresentar a relevância da criação do Programa Stricto Sensu Profissional em Ensino de História, em rede nacional, para os professores do ensino público brasileiro. O Programa Nacional ProfHistória completa 10 anos em 2024 e abrange 23 estados brasileiros, com 39 universidades participantes. Para cumprir o objetivo da análise, um recorte foi realizado sobre o cenário geral de um dos ProfHistória, sediado pela Universidade Estadual do Paraná – Unespar – campus de Campo Mourão, região que abrange 25 municípios do Estado do Paraná. A justificativa do estudo está pautada na importância da disciplina de História para a formação humana e do professor saber trabalhar o ensino, agregando a teoria e a prática como elementos inseparáveis. Para fundamentar essas questões, faz-se uma retomada histórica da conscientização dos ensinos teórico e prático, unificados para a realização do aprendizado dos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABED – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EAD. BR 2020: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. São Paulo: ABED, 2020.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.

BARROS, José D’Assunção. A historiografia do pequeno espaço: considerações sobre a história local e a história regional, diante dos conceitos basilares que as constituem. Tamoios, São Gonçalo, v. 18, n. 2, p. 22-53, jul./dez. 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios. Acesso em: 14 maio 2024.

BARROS, José D’Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.

BATHKE JUNIOR, Wille. Dina quer resgate do Peaberu. Blog do Wille Bathke Jr., Campo Mourão, 5 abr. 2011. Disponível em: https://wibajucm.blogspot.com/2011/04/dina-quer-resgate-do-peaberu.html. Acesso em: 14 maio 2024.

BIOGEOGRAFIA. Estado do Paraná. Biogeografia, [s. l.], 17 jul. 2016. Disponível em: https://especiesexoticasbaciadopapagaio.blogspot.com/2016/07/area-da-pesquisa.html. Acesso em: 14 maio 2024.

BORGES, Cecília; TARDIF, Maurice. Apresentação do dossiê: saberes dos docentes. Educação & Sociedade, Campinas, ano 22, n. 74, p. 11-22, abr. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NpBT6gcRCDXvXRNFzVv5Njs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 maio 2024.

BORGES, Paulo Roberto Santana. Comparativo das dinâmicas de desenvolvimento econômico nos municípios de Campo Mourão e Toledo - Paraná, durante o período de 1996 a 2006. 2009. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/20114/Microsoft%20Word%20-%20DISSERTACAO%20VERSAO%20FINAL%20_revisada%20Cassio_%20.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 14 maio 2024.

BRASIL. Senado Federal. Lei que facilita acesso de professores à universidade é sancionada. Senado Notícias, Brasília, DF, 1 set. 2017. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/09/01/lei-que-facilita-acesso-de-professores-a-universidade-e-sancionada. Acesso em: 30 nov. 2023.

BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 1992.

CAIMI, Flávia E. Por que os alunos (não) aprendem história?: reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de história. Tempo, Niterói, v. 1, n. 21, p. 17-32, ago. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-77042006000200003.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 240-255, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf. Acesso em: 15 maio 2024.

COMENIUS, Iohannis Amos. Didática magna. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. História e missão. Brasília, Capes, [2023]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia-e-missao. Acesso em: 14 maio 2024.

DOCEO, DOCTUS, DOCTOR. In: DICIONÁRIO Latino-Português. 2. ed. Rio de Janeiro: MEC, 1956.

ERASMO DE ROTERDÃ. De pueris (dos meninos). 2. ed. Tradução de Luiz Feracine. São Paulo: Escala, 2008.

GATTI, Bernardete A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100. p. 33-46, dez./fev. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/issue/view/5860. Acesso em: 15 maio 2024.

GONÇALVES, Nadia G.; MONTEIRO, Ana Maria F. C. Saberes e práticas docentes e ensino de história: temas, conceitos e referenciais (1970-2014). Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698156257.

HUGO DE SÃO VÍTOR. Didascálicon da arte de ler. Introdução e tradução de Antonio Marchionni. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo de educação superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: MEC, 2020.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Divulgados os resultados do Pisa 2022. Brasília, DF: Inep, 5 dez. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/divulgados-os-resultados-do-pisa-2022. Acesso em: 12 dez. 2023.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão, Nilson Moulin Louzada e Irene Ferreira. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e didática para o desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623646132

LUDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000200006

MOREIRA, Luiz G. Scaldaferri. O ensino de História Regional nas escolas brasileiras. Café História, [s. l.], 29 maio 2017. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/historia-regional/. Acesso em: 13 dez. 2023.

NÓVOA, Antonio (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PASSMORE, John. O conceito de ensino. Tradução de Olga Pombo. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1994.

PEREIRA, Nilton Mullet; GIL, Carmem Zeli de Vargas; SEFFNER, Fernando; PACIEVITCH, Caroline. Ensinar história [entre]laçando futuros. Revista Brasileira de Educação, Porto Alegre, v. 25, p. 1-20, jan./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782019250002.

PISA 2022: Brasil fica entre os 20 piores países em matemática e ciências; veja detalhes. Exame, São Paulo, 5 dez. 2023. Disponível em: https://exame.com/brasil/pisa-2022-brasil-fica-entre-os-20-piores-paises-em-matematica-e-ciencias-veja-detalhes/. Acesso em: 12 dez. 2023.

PLUTARCO. Da Educação das crianças. Introdução, tradução e notas de Maria Aparecida de Oliveira Silva. São Paulo: EDIPRO, 2015.

ROCHA, Helenice. A presença do passado na aula de história. In: MAGALHÃES, Marcelo; ROCHA, Helenice; RIBEIRO, Jayme Fernandes; CIAMBABELLA, Alessandra (org.). Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 142-155, jan./abr. 2009. DOI 10.1590/S1413-24782009000100012

SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 1992.

UFRJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Regimento geral do ProfHistória. Rio de Janeiro: UFRJ, [2014].

UNESPAR – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Pasta de dissertações. Campo Mourão: Unespar, 27 jul. 2022. Disponível em: https://profhistoria.unespar.edu.br/repositorio-de-teses-e-dissertacoes/pasta-de-dissertacoes. Acesso em: 3 dez. 2023.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 10. ed. Campinas: Papirus, 1999.

Downloads

Publicado

23-10-2024

Como Citar

PERIN, Conceição Solange. ProfHistória: o ensino com perspectiva futura. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 84–114, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n33p84-114. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/49606. Acesso em: 21 nov. 2024.