ProfHistória

o ensino com perspectiva futura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p84-114

Palavras-chave:

ProfHistória, Ensino., Teoria., Prática., Formação profissional docente.

Resumo

O objetivo desta investigação é apresentar a relevância da criação do Programa Stricto Sensu Profissional em Ensino de História, em rede nacional, para os professores do ensino público brasileiro. O Programa Nacional ProfHistória completa 10 anos em 2024 e abrange 23 estados brasileiros, com 39 universidades participantes. Para cumprir o objetivo da análise, um recorte foi realizado sobre o cenário geral de um dos ProfHistória, sediado pela Universidade Estadual do Paraná – Unespar – campus de Campo Mourão, região que abrange 25 municípios do Estado do Paraná. A justificativa do estudo está pautada na importância da disciplina de História para a formação humana e do professor saber trabalhar o ensino, agregando a teoria e a prática como elementos inseparáveis. Para fundamentar essas questões, faz-se uma retomada histórica da conscientização dos ensinos teórico e prático, unificados para a realização do aprendizado dos alunos. 

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Publicado

23-10-2024

Como Citar

PERIN, Conceição Solange. ProfHistória: o ensino com perspectiva futura. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 84–114, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n33p84-114. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/49606. Acesso em: 1 nov. 2024.