ProfHistória
o ensino com perspectiva futura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p84-114Palavras-chave:
ProfHistória, Ensino., Teoria., Prática., Formação profissional docente.Resumo
O objetivo desta investigação é apresentar a relevância da criação do Programa Stricto Sensu Profissional em Ensino de História, em rede nacional, para os professores do ensino público brasileiro. O Programa Nacional ProfHistória completa 10 anos em 2024 e abrange 23 estados brasileiros, com 39 universidades participantes. Para cumprir o objetivo da análise, um recorte foi realizado sobre o cenário geral de um dos ProfHistória, sediado pela Universidade Estadual do Paraná – Unespar – campus de Campo Mourão, região que abrange 25 municípios do Estado do Paraná. A justificativa do estudo está pautada na importância da disciplina de História para a formação humana e do professor saber trabalhar o ensino, agregando a teoria e a prática como elementos inseparáveis. Para fundamentar essas questões, faz-se uma retomada histórica da conscientização dos ensinos teórico e prático, unificados para a realização do aprendizado dos alunos.
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