“A Sentinela junto ao Reno”:

imagens da Germânia, do poema de Max Schneckenburger ao monumento de Johannes Schilling

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2023v16n32p563-592

Palavras-chave:

Germânia;, Movimento do Reno;, Nacionalismo;, Longo Século XIX;, História da Alemanha;

Resumo

O presente artigo analisa, à luz da crítica literária e da análise de imagens, como do movimento do Reno (1840) até os primeiros anos da fundação do Império Alemão (1871-1883), a figura da Germânia foi instrumentalizada por poetas, pintores e escultores. No momento da publicação do poema “A Sentinela junto ao Reno” (1840), de Max Schneckenburger, construiu-se uma figura literária imaginativa de uma vigília junto ao Reno, que incorporou os diversos discursos em relação às questões nacionalistas em um contexto de confronto iminente com a França. Toda uma cultura textual e visual foi concebida, assim, durante o chamado longo século XIX tendo como foco essa figura de Germânia, que vai ganhando formas cada vez mais definidas à medida que se delimitam os contornos políticos do novo Estado alemão e sua ideologia bélica. O ápice de sua recepção é a inauguração do monumento de Niederwald (1883), de Johannes Schilling, como celebração da vitória na Guerra Franco-Prussiana. Vê-se, ainda, que a figura continua a ser acionada em momentos turbulentos ao se buscar noções de identidade e unidade nacional, como no caso da Primeira Grande Guerra. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Gallindo Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. Doutora em Germanistk/Ältere Deutsche Literatur (Germanística/Literatura Alemã Antiga) pela Otto-Friedrich-Universität Bamberg (2011) sob a orientação da Prof. Dr. Ingrid Bennewitz (com bolsa DAAD). Possui mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e graduação em Letras Português-Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi professora substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Faculdade de Letras, Departamento de Letras Anglo-Germânicas, Setor de Alemão (2005-2006) e professora contratada da Otto-Friedrich-Universität Bamberg (2009-2010). É membro do Zentrum für Mittelalterstudien (Zemas) da Otto-Friedrich-Universität Bamberg, Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e no Programa de Pós-Gradução em História (PPGH) da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Letras (Língua e Literatura Alemã) e História Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e História, Literatura em Médio-Alto-Alemão, Recepção do Medieval, Estudos de Gênero, Masculinidades e Queer, Ritual e Corpo e Estudos de Intermidialidade.

Referências

ARMINIUS-BUND DES DEUTSCHEN VOLKES. Verfassungsschutzbericht des Landes Nordrhein-Westfalen. [S. l.]: ARMINIUS-Bundes, 2016. Disponível em: https://www.im.nrw/sites/default/files/documents/2017-11/jb2016_nrw_arminius-bund.pdf. Acesso em: 9 ago. 2023.

ARNDT, Ernst Moritz. Das Lied vom Rhein an Niklas Becker. In: ZENO.Org Meine Bibliothek, [s. l.], 1840. Disponível em: http://www.zeno.org/Literatur/M/Arndt,+Ernst+Moritz/Gedichte/Gedichte/Das+Lied+vom+Rhein+an+Niklas+Becker Acesso em: 9 ago. 2023.

BAUMANN, Bettina. Polarisiert: Rammsteins Single "Deutschland". Deutsche Welle, Berlin, 29 mar. 2019. Disponível em: https://www.dw.com/de/erregt-die-gemüter-rammsteins-neue-single-deutschland/a-48112367. Acesso em: 9 ago. 2023

BECKER, Nicolaus. Gedichte. Köln: Verlag von M. DuMont-Schauberg, 1841.

BOONI. Berlin - Reichstagsgebäude und Spreebogen. StadtBild Deutschland, [Berlin], 28 mar. 2005. Disponível em: https://www.stadtbild-deutschland.org/forum/index.php?thread/4055-berlin-reichstagsgebäude-und-spreebogen/&pageNo=22. Acesso em: 9 ago. 2023.

BRANDT, Bettina. Germania in Armor: the Female Representation of an Endangered German Nation. In: COLVIN, Sarah; WATANABE-O’KELLY, Helen (org.). Women and Death 2: Warlike Women in German Literary and Cultural Imagination since 1500. New York: Camden House, 2009. p. 86-126.

BRANDT, Bettina. Germania und ihre Söhne: Repräsentationen von Nation, Geschlecht und Politik in der Moderne. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2010.

BRUCHHAUSEN, Esther-Beatrice Christiane von. Das Zeichen im Kostümball: Marianne und Germania in der politischen Ikonographie. 1999. Dissertation (Master-Abschluss der Philosophischen) - Fakultät der Martin Luther, Universität Halle-Wittenberg, Halle, 1999. Disponível em: https://d-nb.info/962387878/34. Acesso em: 9 ago. 2023.

CAROLSFELD, Julius Schnorr von. Germanias Siegespreis. 1 gravura. In: DAHEIM: EIN DEUTSCHES FAMILIENBLATT MIT ILLUSTRATIONEN, [s. l.], n. 6, p. 85, 1872. Disponível em: https://www.digitale-sammlungen.de/en/view/bsb10943882?q=%28Daheim.+8+1872%29&page=95. Acesso em: 9 ago. 2023.

CLASEN, Lorenz. Germania auf der Wacht am Rhein. 1860. 1 original de arte, óleo sobre tela, 200x159cm. Disponível em: https://de.wikipedia.org/wiki/Germania_auf_der_Wacht_am_Rhein#/media/Datei:Lorenz_Clasen_-_Germania_auf_der_Wacht_am_Rhein_(1860).jpg. Acesso em: 9 ago. 2023

DAWES, Laina. Die Schwarze Germania: Race, Gender and Monstrosity within Rammstein’s Deutschland. Ethnomusicology Review, Los Angeles, 20 mayo, 2020. Disponível em: https://ethnomusicologyreview.ucla.edu/content/“die-schwarze-germania”-race-gender-and-monstrosity-within-rammstein’s-deutschland. Acesso em: 9 ago. 2023.

DIE GARTENLAUBE (1892). Leipzig, n. 13, p. 419, 1892. In: WIKISOURCE. [San Francisco: Wikimedia Foundation], 2022. Disponível em: https://de.wikisource.org/wiki/Seite:Die_Gartenlaube_(1892)_419.jpg. Acesso em: 9 ago. 2023.

DÖRNER, Andreas. Politischer Mythos und symbolische Formen am Beispiel des Hermannsmythos. Opladen: Westdeutscher Verlag, 1995.

E. SPOTT.XA. Ulternative. In: KLADDERADATSCH: Humoristisch-satirisches Wochenblatt, Berlin, n. 56, 9 dez. 1883. 1 gravura. Disponível em: https://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/kla1883/0510/image,info,thumbs. Acesso em: 9 ago. 2023.

FALLERSLEBEN, August Heinrich Hoffmann von. Das Lied der Deutschen. In: ZENO.Org Meine Bibliothek, [s. l.], 1841. Disponível em: http://www.zeno.org/Literatur/M/Hoffmann+von+Fallersleben,+August+Heinrich/Gedichte/Deutsche+Lieder+aus+der+Schweiz/Das+Lied+der+Deutschen. Acesso em: 9 ago. 2023.

GALL, Lothar. Die Germania als Symbol nationaler Identität im 19. und 20. Jahrhundert. In: HEIN, Dieter (org.). Bürgertum, liberale Bewegung und Nation. Ausgewählte Aufsätze. München: Oldenbourg, 1996. p. 311-388. DOI: https://doi.org/10.1515/9783486830064

GEARY, Patrick J.; KLANICZAY, Gábor (org.). Manufacturing Middle Ages: entangled history of medievalism in nineteenth-century Europe. Leiden: Brill, 2013. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004244870

GESAMTKUNSTWERK am Rhein - Niederwalddenkmal, Rüdesheim (Teil 2). Kultur in Hessen, Wiesbaden, 7 dez. 2020. Disponível em: https://www.kultur-in-hessen.de/geschichten/gesamtkunstwerk-am-rhein-niederwalddenkmal-ruedesheim-teil-2. Acesso em: 9 ago. 2023.

HEIN, Dieter. Die Revolution von 1848/49. München: C. H. Beck, 1998.

HEINE, Heinrich. Alemanha: um conto de inverno. Tradução de Romero Freitas e Georg Wink. Belo Horizonte: Crisálida, 2011. Edição bilíngue.

HEY’L, Ferdinand. Das National-Denkmal auf dem Niederwald. Die Gartenlaube, Leipzig, n. 39, p. 635-638, 1883. Disponível em: https://de.wikisource.org/wiki/Seite:Die_Gartenlaube_(1883)_638.jpg. Acessado em: 9 ago. 2023.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios: 1875-1914. 19. ed. Tradução de Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

HOFER, Otto Neumann. Das neue Haus des deutschen Reichstages. Die Gartenlaube, Leipzig, n. 9, p. 133, 139–141, 144, 1893. Disponível em: https://de.wikisource.org/wiki/Das_neue_Haus_des_deutschen_Reichstages. Acesso em: 9 ago. 2023.

IN DER SCHLANGEN-GROTTE. In: BERLINER WESPEN, Berlin, n. 14, 2 abr. 1875. 1 gravura. Disponível em: https://digital.zlb.de/viewer/image/16318530_1875/82/. Acesso em: 9 ago. 2023.

JAHN, Adolf. Germania. 1892. 1 figura. Disponível em: http://www.adolf-jahn.de/unterseiten/werke-1.html#Max-Schneckenburger-Denkmal. Acesso em: 9 ago. 2023.

JAHN, Adolf. Médaille ancienne représentant Max Schneckenburger. [18--]. 1 medalha. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Max_Schneckenburger?uselang=de#/media/File:Max_Schneckenburger.jpg. Acesso em: 9 ago. 2023.

KAULBACH, Friedrich August von. Germania. 1914. 1 original de arte, óleo sobre tela, 192x148,8cm. disponível em: https://www.dhm.de/lemo/bestand/objekt/friedrich-august-von-kaulbach-germania-1914/. Acesso em: 9 ago. 2023.

KÖHLER, Christian. Erwachende Germania. 1849. 1 original de arte, óleo sobre tela. Disponível em: https://de.wikipedia.org/wiki/Erwachende_Germania#/media/Datei:Erwachende_Germania.jpg. Acesso em: 9 ago. 2023.

LÜDERS, H. Die Grundsteinlegung des Nationaldenkmals auf dem Niederwald. 1 gravura. In: DIE GARTENLAUBE, Leipzig, n. 44, p. 743–746, 1877. Disponível em: https://de.wikisource.org/wiki/Beim_Grundstein_des_Nationaldenkmals_auf_dem_Niederwald#/media/Datei:Die_Gartenlaube_(1877)_b_744.jpg. Acesso em: 9 ago. 2023.

MAZÓN, Patricia. Germania Triumphant: The Niderwald National Monument and the Liberal Moment in Imperial Germany. German History, Durham, v. 18, n. 2, p. 162-192, 2000. DOI: https://doi.org/10.1191/026635500675761713

NIEDERWALDDENKMAL. In: WIKIPEDIA. [San Francisco: Wikimedia Foundation], 2012. Disponível em: https://de.m.wikipedia.org/wiki/Datei:Niederwald-Denkmal--2012-06-694.jpg. Acesso em: 9 ago. 2023.

NIEDERWALDDENKMAL: Geschichte. Staatliche Schlösser und Gärten Hessen, Bad Homburg v.d.Höhe, [2023]. Disponível em: https://www.schloesser-hessen.de/de/niederwalddenkmal/geschichte. Acesso em: 9 ago. 2023.

NIPPERDEY, Thomas. Deutsche Geschichte: 1800-1866: Bürgerwelt und starker Staat. München: C. H. Beck, 2013.

NIPPERDEY, Thomas. Nationalidee und Nationaldenkmal in Deutschland im 19. Jahrhundert. Historische Zeitschrift, [s. l.], v. 206, n. 3, p. 529-585, 1968. DOI: https://doi.org/10.1524/hzhz.1968.206.jg.529

PRUTZ, Robert. Der Rhein. In: ZENO.Org Meine Bibliothek, [s. l.], 1840. Disponível em: http://www.zeno.org/Literatur/M/Prutz,+Robert+Eduard/Gedichte/Gedichte/Der+Rhein Acessado em: 9 ago. 2023.

RAMMSTEIN Schocktmit KZ-Video. Bild, [s. l.], 28 mar. 2019. Disponível em: https://www.bild.de/unterhaltung/leute/leute/rammstein-schockt-mit-kz-video-darf-man-die-nazi-zeit-fuer-pr-benutzen-60907904.bild.html. Acesso em: 9 ago. 2023

REICHSTAGSGEBÄUDE. 1895. 1 fotografia. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b4/1895_reichstagsgebaeude.jpg. Acesso em: 9 ago. 2023

SCHERER, Georg; LIPPERHEIDE, Franz (hrsg.). Die Wacht am Rhein, das deutsche Volks- und Soldatenlied des Jahres 1870. Mit Biografien, Portraits, Musikbeilagen, Uebersetzungen etc. Berlin: Lipperheide, 1871.

SCHILLING, Johannes. Die Gartenlaube. In: DIE GARTENLAUBE, Leipzig, n. 34, p. 553, 1883. 1 imagem da escultura original. Disponível em: https://de.wikisource.org/wiki/Die_Aufstellung_der_Germania_auf_dem_Niederwald#/media/Datei:Die_Gartenlaube_(1883)_b_553.jpg. Acesso em: 9 ago. 2023.

SCHILLING, Johannes. Niederwalddenkmal. 1883. 1 monumento. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MK9948-9949_Niederwalddenkmal_Niederwalddenkmal.jpg. Acesso em: 9 ago. 2023.

SCHNECKENBURGER, Max. Deutsche Lieder: Auswahl aus seinem Nachlaß. Stuttgart: J.B. Mezler’schen Buchhandlung, 1870.

SCHNECKENBURGER, Max. Die Wacht am Rhein. Die Gartenlaube (1870). In: WIKISOURCE. [San Francisco: Wikimedia Foundation, 2023]. Disponível em: https://de.wikisource.org/w/index.php?title=Seite:Die_Gartenlaube_(1870)_667.jpg&oldid=. Acesso em: 9 ago. 2023.

SCHWARZE Frau als Germania-Kritik na Rammstein-video. Zeit Online, Berlin, 29 mar. 2019. Disponível em: https://www.zeit.de/news/2019-03/29/schwarze-frau-als-germania-kritik-an-rammstein-video-190328-99-582875. Acesso em: 9 ago. 2023

SIMPLICISSIMUS. Weimar, [1902]. Disponível em: http://www.simplicissimus.info/index.php?id=6&tx_lombkswjournaldb_pi1%5Bvolume%5D=8&tx_lombkswjournaldb_pi1%5Baction%5D=showVolume&tx_lombkswjournaldb_pi1%5Bcontroller%5D=YearRegister&cHash=3c3780174113ff67efd20f6534b42c73. Acesso em: 9 ago. 2023.

SKOKAN, Isabel. Germania und Italia: nationale Mythen und Heldengestalten in Gemälden des 19. Jahrhunderts. Berlin: Lukas Verlag, 2009.

SPERBER, Jonathan. Rhineland Radicals: The Democratic Movement and the Revolution of 1848-1849. Princeton: Princeton University Press, 1991. DOI: https://doi.org/10.1515/9780691233215

SPETH, Rudolf. Nation und Revolution: Politische Mythen im 19. Jahrhundert. Wiesbaden: Springer Fachmedien, 2000. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-663-10875-7

VAN GERNERT, Guillaume. Frei und Deutsch. Nikolaus Becker und die Tradition der Politischen Rheindichtung. In: DECLOEDT, Leopold; DELVAUX, Peter (org.). Wessen Strom? Ansichten vom Rhein. Amsterdam: Rodopi, 2001. p. 185-202. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004475366_012

VANCHENA, Lorie A. The Rhine Crisis of 1840: Rheinlieder, German Nationalism, and the Masses. In: VAZSONYI, Nicholas (ed.). Searching for Common Ground: Diskurse zur deutschen Identität 1750-1871. Weimar: Böhlau, 2000. p. 239-251.

VEH, Markus. Die Rheinromantik und die Politisierung des Rheins. Niederrhein-Magazin, Neukirchen-Vluyn, .v. 22, n. 2, p. 17-26, 2016.

VEIT, Philipp. Germania. 1848. 1 original de arte, óleo sobre tela, 4,82x3,20m. Coleção: Kunst u. Kunsthandwerk 19. Jh. Disponível em: https://objektkatalog.gnm.de/objekt/Gm608. Acesso em: 9 ago. 2023.

VON LADE, Eduard. Erinnerungen aus meinem vielbewegten Leben. Wiesbaden: Schnellenberg, 1901. v. 2.

ZWISCHEN Berlin und Rom. In: KLADDERADATSCH: Humoristisch-satirisches Wochenblatt, Berlin, p. 278, 16 maio 1875. Disponível em: https://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/kla1875/0278/image,info#col_thumbs. Acesso em: 9 ago. 2023.

WALDRAFF, Paul. Originalskizze von Paul Waldraff zur Gestaltung der Germania-Marke. 1900. 1 selo. Disponível em: https://de.wikipedia.org/wiki/Paul_Waldraff#/media/Datei:Germania-Orginalskizze-PaulEduardWaldraff.jpg. Acesso em: 9 ago. 2023.

WISLICENUS, Hermann. Apotheose des Kaisertums. [1880?]. 1 Pintura no mural do Palácio Imperial de Goslar. Disponível em: https://de.wikipedia.org/wiki/Wandbilder_des_Kaisersaals_in_Goslar#/media/Datei:Apotheose.jpg. Acesso em: 9 ago. 2023.

WISLICENUS, Hermann. Germania oder Die Wacht am Rhein. 1873. 1 original de arte, óleo sobre tela, 192x145cm. Disponível em: https://www.dhm.de/lemo/bestand/objekt/germania-oder-die-wacht-am-rhein-1873.html. Acesso em: 9 ago. 2023.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

GALLINDO GONÇALVES, D. “A Sentinela junto ao Reno”:: imagens da Germânia, do poema de Max Schneckenburger ao monumento de Johannes Schilling. Antíteses, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 563–592, 2023. DOI: 10.5433/1984-3356.2023v16n32p563-592. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/48724. Acesso em: 30 abr. 2024.