A obsessão pela decência

espetáculos teatrais, moralidade pública e censura policial no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p252-281

Palavras-chave:

História, Espetáculos teatrais, Censura, Rio de Janeiro

Resumo

Esse artigo analisa a censura ao teatro no Rio de Janeiro, entre 1907 e 1930, especificamente a partir de seus aspectos morais e de suas incidências sobre os espetáculos. Utiliza-se fontes oficiais (regulamentos, decretos e leis), bibliográficas (obras jurídicas), hemerográficas e policiais (originais de espetáculos analisados e anotados pelas autoridades policiais durante o processo censório). Destaca-se que as diversas interdições de expressões, cenas e espetáculos foram realizadas a partir de critérios morais, com o objetivo de evitar a representação de temas sensíveis, como a sexualidade feminina, a intimidade matrimonial e os relacionamentos homoafetivos. Conclui-se também que as preocupações morais, presentes nas atividades censórias durante o período em análise, coexistiram com a adoção de medidas conciliatórias, utilizadas para contemplar a crescente aceitação social do erotismo e da sensualidade, sobretudo durante os anos 1920.

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Biografia do Autor

Ronyere Ferreira da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, da Universidade Federal do Piauí. Graduado em História pela mesma instituição. Integra os grupos de pesquisa "História, Teatro, Música e Estética" e "História Social da Cultura: Literatura, Imprensa e Sociedade", ambos cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq. Suas publicações, bem como interesse de pesquisa - expressos em publicações - se situam, principalmente, na seguinte ambiência temática: cultura urbana brasileira, teatro, literatura, literatos e imprensa. 

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Publicado

23-10-2024

Como Citar

SILVA, Ronyere Ferreira da. A obsessão pela decência: espetáculos teatrais, moralidade pública e censura policial no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 252–281, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n33p252-281. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/47954. Acesso em: 1 nov. 2024.