História e audiovisual: formação e percursos de um grupo de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2019v12n23p563

Palavras-chave:

Cinema e história, História do cinema, História cultural

Resumo

O artigo recupera a trajetória do Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, identificando as principais questões de método que orientam sua produção intelectual. Elenca os resultados obtidos ao longo de seus quinze anos de existência e sintetiza os principais avanços obtidos no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Victorio Morettin, Universidade de São Paulo

Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo. Docente na Universidade de São Paulo.

Marcos Napolitano, Universidade de São Paulo

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de História Universidade de São Paulo.

Referências

ADAMATTI, Margarida; AGUIAR, Carolina Amaral de; CARVALHO, Danielle Crepaldi; MONTEIRO, Lúcia Ramos Monteiro; MORETTIN, Eduardo (org.). Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética. Porto Alegre: Sulina, 2017.

AGUIAR, Carolina Amaral de. O Chile na obra de Chris Marker: um olhar para a Unidade Popular desde a França. São Paulo, 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.

ARAUJO, Denize Correa; MORETTIN, Eduardo; REIA-BAPTISTA, Vitor (org.). Ditaduras revisitadas: cartografias, memórias e representações audiovisuais. Faro, Portugal: CIAC/Universidade do Algarve, 2016.

ARCHANGELO, Rodrigo. Imagens da nação: política e prosperidade nos cinejornais Notícias da Semana e Atualidades Atlântida (1956 - 1961). 2015. Tese (Doutorado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.

ARCHANGELO, Rodrigo. Um bandeirante nas telas de São Paulo: o discurso adhemarista em cinejornais (1947 1956). 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CAPELATO, Maria Helena; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, Elias Thomé (org.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2007

DEL VALLE DÁVILA, Ignacio; MORETTIN, Eduardo. Cinéma et histoire dans lês Amériques. IdeAs [En ligne], n. 7, Printemps/Été, 2016. Disponível em: http://ideas.revues.org/1503. Acesso em: 15 set. 2019.

FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (org.). História: novos objetos. Tradução de Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: Francisco Alves Ed., 1976. p. 199-215.

GOMES, Paulo Emilio Salles. Crítica de cinema no suplemento literário. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. v. I.

KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2008.

KORNIS, Mônica Almeida. Uma história do Brasil recente nas minisséries da Rede Globo. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

KORNIS, Mônica Almeida; MORETTIN, Eduardo. Entrevista com Ismail Xavier. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 26, n. 51, p. 213-238, ago. 2013.

KORNIS, Mônica Almeida; MORETTIN, Eduardo. Entrevista com Lucia Murat. ArtCultura, Uberlândia, v. 20, n. 36, p. 133-148, jan./jul. 2018a.

KORNIS, Mônica Almeida; MORETTIN, Eduardo. Entrevista com Silvio Tendler. ArtCultura, Uberlândia, v. 20, n. 36, p. 109-132, jan./jul. 2018b.

KORNIS, Mônica Almeida; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos (org.). História e documentário. São Paulo: Editora FGV, 2012.

LINDEPERG, S. ‘Nuit et Brouillard’. Un film dans l’Histoire. Paris: Odile Jacob, 2007.

MORETTIN, Eduardo Victorio. Uma construção luminosa: o cinema e a Exposição Internacional de 1937. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 26, n. 51, p. 73-93, ago. 2013. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/961. Acesso em: 15 jun. 2019.

MORETTIN, Eduardo. Acervos cinematográficos e pesquisa histórica: questões de método. Esboços, Florianópolis, v. 21, n. 31, p. 50-67, ago. 2014.

MORETTIN, Eduardo. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. In: CAPELATO, Maria Helena; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, Elias Thomé (org.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2007. p. 39-64.

MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos (org.). O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais. São Paulo: Intermeios, 2018.

SELIPRANDY, Fernando. Documentário e memória intergeracional das ditaduras do Cone Sul. 2018. Tese (Doutorado em História Social) - Programa de PósGraduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SELIPRANDY, Fernando. Imagens divergentes, “conciliação histórica”: memória, melodrama e documentário. 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SIGNIFICAÇÃO: Revista De Cultura Audiovisual, São Paulo, v. 40, n. 40, jun./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/significacao/issue/view/5652. Acesso em: 15 jun. 2019.

SIGNIFICAÇÃO: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, v. 46, n. 51, jan./jun. 2019. Disponível em:www.revistas.usp.br/significação. Acesso em: 15 jun. 2019.

XAVIER, Ismail. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Downloads

Publicado

09-08-2019

Como Citar

MORETTIN, Eduardo Victorio; NAPOLITANO, Marcos. História e audiovisual: formação e percursos de um grupo de pesquisa. Antíteses, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 563–578, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2019v12n23p563. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/37045. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Sociedades cientificas