História e audiovisual: formação e percursos de um grupo de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2019v12n23p563Palabras clave:
Cinema e história, História do cinema, História culturalResumen
O artigo recupera a trajetória do Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, identificando as principais questões de método que orientam sua produção intelectual. Elenca os resultados obtidos ao longo de seus quinze anos de existência e sintetiza os principais avanços obtidos no campo.Descargas
Citas
AGUIAR, Carolina Amaral de. O Chile na obra de Chris Marker: um olhar para a Unidade Popular desde a França. São Paulo, 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.
ARAUJO, Denize Correa; MORETTIN, Eduardo; REIA-BAPTISTA, Vitor (org.). Ditaduras revisitadas: cartografias, memórias e representações audiovisuais. Faro, Portugal: CIAC/Universidade do Algarve, 2016.
ARCHANGELO, Rodrigo. Imagens da nação: política e prosperidade nos cinejornais Notícias da Semana e Atualidades Atlântida (1956 - 1961). 2015. Tese (Doutorado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.
ARCHANGELO, Rodrigo. Um bandeirante nas telas de São Paulo: o discurso adhemarista em cinejornais (1947 1956). 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CAPELATO, Maria Helena; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, Elias Thomé (org.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2007
DEL VALLE DÁVILA, Ignacio; MORETTIN, Eduardo. Cinéma et histoire dans lês Amériques. IdeAs [En ligne], n. 7, Printemps/Été, 2016. Disponível em: http://ideas.revues.org/1503. Acesso em: 15 set. 2019.
FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (org.). História: novos objetos. Tradução de Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: Francisco Alves Ed., 1976. p. 199-215.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Crítica de cinema no suplemento literário. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. v. I.
KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2008.
KORNIS, Mônica Almeida. Uma história do Brasil recente nas minisséries da Rede Globo. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
KORNIS, Mônica Almeida; MORETTIN, Eduardo. Entrevista com Ismail Xavier. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 26, n. 51, p. 213-238, ago. 2013.
KORNIS, Mônica Almeida; MORETTIN, Eduardo. Entrevista com Lucia Murat. ArtCultura, Uberlândia, v. 20, n. 36, p. 133-148, jan./jul. 2018a.
KORNIS, Mônica Almeida; MORETTIN, Eduardo. Entrevista com Silvio Tendler. ArtCultura, Uberlândia, v. 20, n. 36, p. 109-132, jan./jul. 2018b.
KORNIS, Mônica Almeida; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos (org.). História e documentário. São Paulo: Editora FGV, 2012.
LINDEPERG, S. ‘Nuit et Brouillard’. Un film dans l’Histoire. Paris: Odile Jacob, 2007.
MORETTIN, Eduardo Victorio. Uma construção luminosa: o cinema e a Exposição Internacional de 1937. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 26, n. 51, p. 73-93, ago. 2013. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/961. Acesso em: 15 jun. 2019.
MORETTIN, Eduardo. Acervos cinematográficos e pesquisa histórica: questões de método. Esboços, Florianópolis, v. 21, n. 31, p. 50-67, ago. 2014.
MORETTIN, Eduardo. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. In: CAPELATO, Maria Helena; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, Elias Thomé (org.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2007. p. 39-64.
MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos (org.). O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais. São Paulo: Intermeios, 2018.
SELIPRANDY, Fernando. Documentário e memória intergeracional das ditaduras do Cone Sul. 2018. Tese (Doutorado em História Social) - Programa de PósGraduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.
SELIPRANDY, Fernando. Imagens divergentes, “conciliação histórica”: memória, melodrama e documentário. 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.
SIGNIFICAÇÃO: Revista De Cultura Audiovisual, São Paulo, v. 40, n. 40, jun./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/significacao/issue/view/5652. Acesso em: 15 jun. 2019.
SIGNIFICAÇÃO: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, v. 46, n. 51, jan./jun. 2019. Disponível em:www.revistas.usp.br/significação. Acesso em: 15 jun. 2019.
XAVIER, Ismail. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/