Ensino de História e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos: notas investigativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n12p76

Palavras-chave:

História e ensino, Didática da história, Consciência histórica, Aprendizagem histórica, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente artigo se propõe a sistematizar alguns resultados de nossa pesquisa de mestrado que procurou investigar o pensamento de alunos jovens e adultos sobre a História e sua função social e se os mesmos atribuíam um sentido prático para a aprendizagem histórica. Em outras palavras, intentou-se analisar o significado do conhecimento histórico para os alunos e em que medida o ensino de História exerce influência na formação de um pensamento crítico e reflexivo a respeito de si mesmos e do mundo contemporâneo. Para tanto, optou-se por uma abordagem consubstanciada na Teoria da História aliada aos pressupostos teórico-metodológicos da Didática da História. As fontes foram interpretadas a partir das respostas dos alunos dadas a um conjunto de questões sobre o conhecimento histórico que envolveu significado, interesse, agrado, confiança, temporalidade, experiências na sala de aula e vida prática.

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Biografia do Autor

Wilian Junior Wilian Junior, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor de História da Rede particular de Ensino(Fundamental e Médio)e Professor/tutor do curso de História a distância da Universidade Norte do Paraná.

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Publicado

03-12-2013

Como Citar

WILIAN JUNIOR, Wilian Junior. Ensino de História e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos: notas investigativas. Antíteses, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 76–102, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2013v6n12p76. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/15219. Acesso em: 22 dez. 2024.