Dois presidentes sob o olhar do cartunista satírico: o caso das charges políticas e seus recursos em duas produções da França e da Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n9p25

Palavras-chave:

Semio-lingüística, Caricatura política, Prensa satírica, Humor, Figuras retóricas

Resumo

A partir de uma metodologia que articula análises qualitativas e quantitativas, realizamos um estudo bicultural sobre os recursos linguísticos e iconográficos que intervêm no processo de produção de sentido na imprensa satírica. Para isso, analisamos 248 charges políticas de uma e várias vinhetas que remetem à figura presidencial de Jacques Chirac (1995-2007) e Carlos Menem (1989-1999) no semanário satírico francês Le Canard enchaîné e no suplemento argentino Sátira/122 respectivamente. , durante dois períodos de grande importância política: início do primeiro mandato e reeleição de cada presidente. A análise da representação visual das personagens e das figuras retóricas verbais e visuais utilizadas indica uma tendência semelhante em ambos os jornais, o que dá indícios a favor da existência de um sistema de procedimentos satírico-humorísticos em comum, transculturais, operando em caricatura política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Pedrazzini, Universidad Nacional del Comahue – UNC

Doutora em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires. Pesquisador Associado do CONICET na Universidad Nacional del Comahue.

Referências

BARTHES, Roland. Rhétorique de l’image. Communications, Paris, v. 1, n. 4, p. 40-51, 1964.

BERGSON, Henri. Le rire: essai sur la signification du comique. Paris: PUF, 1924.

BETH, Axelle; MARPEAU, Elsa. Figures de style. París: Librio Mémo, 2005.

BONNET, Alberto. La hegemonía menemista: el neoconservadurismo en Argentina, 1989-2001. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007.

CHARAUDEAU, Patrick. De nouvelles catégories pour l’humour? Questions de communication, Nancy, n. 10, p. 19-41, 2006.

DUPRAT, Annie. Les rois de papier: la caricature de Henri III à Louis XVI. Paris: Belin, 2002.

DURAND, Jacques. Rhétorique et image publicitaire. Communications, Paris, v. 1, n. 15, p. 40-51, 1970.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. Buenos Aires: Tusquets, 2008.

FERNÁNDEZ, Manuel; VIVERO GARCÍA, María Dolores. L’humour dans la chronique de la presse quotidienne. Questions de communication, Nancy, n. 10, p. 81-102, 2006.

FROMILHAGUE, Catherine. Les figures de style. París: Nathan, 1995.

GOMBRICH, Ernst. The experiment of caricature. In: GOMBRICH, Ernst. Art and Illusion: a study in the Psychology of Pictorial Representation. Londres: Phaidon Press, 1984. p. 279-303.

GROUPE µ. Traité du signe visuel: pour une rhétorique de l'image. París: Éditions du Seuil, 1992.

HOUDEBINE-GRAVAUD, Anne-Marie; POZAS, Mae. De l’humour dans les dessins de presse. Questions de communication, Nancy, n. 10, p. 43-64, 2006.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. L’ironie comme trope. Poétique, Paris: n. 41, p. 108-127, 1980.

MOLINIÉ, Georges. La stylistique. París: Presses Universitaires de France, 1993.

PEDRAZZINI, Ana. La crisis argentina del 2001 a través de las tapas de Página/12: un estúdio semio-lingüístico centrado en la interacción texto-imagen. In: BIENAL IBEROAMERICANA DE COMUNICACIÓN, 6., 2007, Córdoba. Actas... Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2007.

PEDRAZZINI, Ana; SCHEUER, Nora. La interacción lingüística e ícono-plástica en la producción de caricaturas políticas: un estudio funcional y retórico. IRICE Nueva época, Rosario, n. 21, p. 95-111, 2010.

QUEVEDO, L. A. Política, medios y cultura en la Argentina de fin de siglo. En : FILMUS, D. (Ed.). Los noventa. Política, sociedad y cultura en América Latina y Argentina de fin de siglo.

REBOUL, Olivier. La rhétorique. París: Presses Universitaires de France, 1993. Buenos Aires: EUDEBA-FLACSO, 1999.

ROBRIEUX, Jean-Jacques. Eléments de rhétorique et d’argumentation. París: Dunod, 1993.

SAINT-MARTIN, Fernande. Sémiologie du langage visuel. Québec: Presses de l'Université Du Québec, 1987.

SEURRAT, Aude. La mise au jour des médiations à travers l’affaire des caricatures. Citations d’images. Communication & Langages, Paris, n. 155, p. 27-38, 2008.

STEIMBERG, Oscar. Sobre algunos temas y problemas del análisis del humor gráfico. Signo y Seña, Buenos Aires, n. 12, p. 99-118, 2001.

TILLIER, Bertrand. A la charge! la caricature en France de 1789 à 2000. París: Les Editions de l’Amateur, 2005.

ULANOVSKY, Carlos. Paren las rotativas. Buenos Aires: Espasa, 1997.

VILCHES, Lorenzo. La lectura de la imagen: prensa, cine, televisión. Barcelona: Paidós, 1984.

ZIV, Avner. National styles of humour. New York: Greenwood press, 1988.

Downloads

Publicado

15-08-2012

Como Citar

PEDRAZZINI, Ana. Dois presidentes sob o olhar do cartunista satírico: o caso das charges políticas e seus recursos em duas produções da França e da Argentina. Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 25–53, 2012. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n9p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/12890. Acesso em: 18 nov. 2024.