Invenções a muitas vozes: poesia, música e política em Nicolás Guillén
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2011v4n8p849Palavras-chave:
Poesia, Cultura popular, Etnicidade, Música, PolíticaResumo
O texto tem por objetivo discutir questões a respeito da obra poética de Nicolás Guillén, especificamente a produzida até inícios dos anos 1930, na perspectiva da história social. A partir das questões que emergem da sua poesia e da sua atuação em Cuba nesses anos, procura refletir sobre as tramas de interlocução nas quais o autor se insere, mais especificamente no ato político de incorporar vozes populares que se expressam a partir de formas musicais, entre outras, na sua poética, e dos sentidos sociais que sua obra passa a desempenhar no panorama cultural e político da época.Downloads
Referências
AGUIRRE, Mirta. El cincuentenario de motivos de son. In: GUILLÉN, Nicolás. Motivos de son: música de Amadeo Roldán, Alejandro Garcia Caturla, Eliseo Grenet, Emilio Grenet. Edición Especial 50 Aniversario. La Habana: Letras Cubanas, 1979.
AUGIER, Ángel. Estudio biográfico-critico. La Habana: Unión de Escritores y Artistas de Cuba, 1984.
AUGIER, Ángel. Los “sones” de Nicolás Guillén: prólogo. In: GUILLÉN, Nicolás. El libro de los sones. La Habana: Letras Cubanas, 1993.
BARREIRA, Trinidad. Nicolás Guillén y su concepción de la poesía mulata. Cuadernos hispanoamericano. Madrid, n. 637/638, p. 95-103, jul./ago. 2003.
CAMPOS, José Aníbal. La música clásica en La Habana republicana. Cuardernos hispanoamericanos. Madrid, n. 641, p. 63-84, 2005.
CARPENTIER, Alejo. La música en Cuba. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
CARPENTIER, Alejo. Literatura e consciência política na América Latina. São Paulo: Global, [197?].
CASTILLO, Joaquín Santana. Transgresiones en el pensamiento latinoamericano: semejanzas y diferencias entre Cuba y América Latina. In: KNAUER, Gabriela; MIRANDA, Elina; REINSTÄDLER, Janett. (ed.). Transgresiones cubanas: Cultura, literatura y lengua dentro y fuera de la isla. Madri: Iberoamericana, 2006.
DILL, Hans-Otto. Nicolás Guillén: futurismo, afrocubanismo, compromisso cívicopolítico: diferencias y confluências. In: SCHMIDT-WELLE, Friedhelm. (ed.). Guillén, Vallejo, Drummond de Andrade: vanguardia –compromiso- etnicidad/ vanguardacompromisso-etnicidade. 2004. Disponível em: http://www.iai.spkberlin.de/fileadmin/dokumentenbibliothek/Ibero-Online/001_.pdf. Acesso em: 07 maio 2008.
GIRO, Radamés. Panorama de la música popular cubana. La Habana: Letras Cubanas, 1995.
GODOY, Elena. A musicalidade em Nicolas Guillén. Revista Letras, Curitiba, n. 21, p. 137-145, 1973.
GUILLÉN, Nicolás. Antología. Madrid: Visor Libros, 1988.
GUILLÉN, Nicolás. El son entero. Buenos Aires: Pleamar, 1947.
GUILLÉN, Nicolás. El son entero: cantos para soldados y sones para turistas. Buenos Aires: Losada, 1991.
GUILLÉN, Nicolás. Motivos de son: música de Amadeo Roldán, Alejandro Garcia Caturla, Eliseo Grenet, Emilio Grenet. Edición Especial 50 Aniversario. La Habana: Letras Cubanas, 1980.
GUILLÉN, Nicolás. Obra poética: 1922-1958. La Habana: Letras Cubanas, 1985.
GUILLÉN, Nicolás. Páginas vueltas: memorias. La Habana: Unión de Escritores y Artistas de Cuba, 1982.
GUILLÉN, Nicolás. Sóngoro Cosongo y otros poemas. Madrid: Alianza, 2002.
GUILLÉN, Nicolás. Suma Poética. Madri: Cátedra Letras Hispánicas, 1995.
KAUP, Monika. Our América that is not one: transnational black atlantic disclosures in Nicolás Guillén and Langston Hughes. Discourse. Detroit, v. 22, n. 3, p. 87-113, 2000. Disponível em: muse.jhu.edu/journals/discourse/v022/22.3kaup.pdf. Acesso em: 08 maio 2008.
MARTINEZ ESTRADA, Ezequiel. La poesia de Nicolás Guillén. Buenos Aires: ArcaCalicanto, 1977.
MOREJÓN, Nancy. España en Nicolás Guillén. 2002. Disponível em: http://www.bnjm.cu/sitios/revista/2002/01-02/nancy.htm. Acesso em: 08 maio 2007.
MOREJÓN, Nancy. Introducción a la obra de Nicolás Guillén.1972. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/bib_autor/Guillen/obra.shtml. Acesso em: 07 maio 2008.
QUINTERO-RIVERA, Mareia. A cor e o som da nação: a idéia de mestiçagem na crítica musical do Caribe hispânico e do Brasil (1928-1948). São Paulo: Annablume, 2000.
REICHARDT, Dieter. Los hablantes líricos en la poesía de Nicolás Guillén y Cesar Vallejo. In: SCHMIDT-WELLE, Friedhelm. (ed.). Guillén, Vallejo, Drummond de Andrade: vanguardia compromiso etnicidad/vanguarda compromisso etnicidade. 2004. Disponível em: http://www.iai.spkberlin.de/fileadmin/dokumentenbibliothek/Ibero-Online/001_.pdf. Acesso em: 07 maio 2008.
RIVERA, Guillermo Rodríguez. Prólogo a Guillén, Nicolás: antología. Madrid: Visor Libros, [19-].
ROY, Maya. Músicas cubanas. Madrid: Akal, 2003.
SCHMIDT-WELLE, Friedhelm. Prefacio. In: SCHMIDT-WELLE, Friedhelm. (ed.). Guillén, Vallejo, Drummond de Andrade: vanguardia – compromiso - etnicidad/vanguarda - compromisso – etnicidade. 2004. Disponível em: http://www.iai.spkberlin.de/ fileadmin/dokumentenbibliothek/Ibero-Online/001_.pdf. Acesso em: 07 maio 2008.
SORONDO, Gabriel Sánchez. Nicolás Guillén: el poeta del son. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2008.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/