Invenções a muitas vozes: poesia, música e política em Nicolás Guillén

Autores

  • Geni Rosa Duarte Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2011v4n8p849

Palavras-chave:

Poesia, Cultura popular, Etnicidade, Música, Política

Resumo

O texto tem por objetivo discutir questões a respeito da obra poética de Nicolás Guillén, especificamente a produzida até inícios dos anos 1930, na perspectiva da história social. A partir das questões que emergem da sua poesia e da sua atuação em Cuba nesses anos, procura refletir sobre as tramas de interlocução nas quais o autor se insere, mais especificamente no ato político de incorporar vozes populares que se expressam a partir de formas musicais, entre outras, na sua poética, e dos sentidos sociais que sua obra passa a desempenhar no panorama cultural e político da época.

Biografia do Autor

Geni Rosa Duarte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Referências

ACHUGA, Hugo. La hora americana o el discurso americanista de entreguerras. In: PIZARRO, Ana. (org.). América Latina: palavra, literatura e cultura: emancipação do discurso. São Paulo: Memorial, 1994. v. 2.

AGUIRRE, Mirta. El cincuentenario de motivos de son. In: GUILLÉN, Nicolás. Motivos de son: música de Amadeo Roldán, Alejandro Garcia Caturla, Eliseo Grenet, Emilio Grenet. Edición Especial 50 Aniversario. La Habana: Letras Cubanas, 1979.

AUGIER, Ángel. Estudio biográfico-critico. La Habana: Unión de Escritores y Artistas de Cuba, 1984.

AUGIER, Ángel. Los “sones” de Nicolás Guillén: prólogo. In: GUILLÉN, Nicolás. El libro de los sones. La Habana: Letras Cubanas, 1993.

BARREIRA, Trinidad. Nicolás Guillén y su concepción de la poesía mulata. Cuadernos hispanoamericano. Madrid, n. 637/638, p. 95-103, jul./ago. 2003.

CAMPOS, José Aníbal. La música clásica en La Habana republicana. Cuardernos hispanoamericanos. Madrid, n. 641, p. 63-84, 2005.

CARPENTIER, Alejo. La música en Cuba. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.

CARPENTIER, Alejo. Literatura e consciência política na América Latina. São Paulo: Global, [197?].

CASTILLO, Joaquín Santana. Transgresiones en el pensamiento latinoamericano: semejanzas y diferencias entre Cuba y América Latina. In: KNAUER, Gabriela; MIRANDA, Elina; REINSTÄDLER, Janett. (ed.). Transgresiones cubanas: Cultura, literatura y lengua dentro y fuera de la isla. Madri: Iberoamericana, 2006.

DILL, Hans-Otto. Nicolás Guillén: futurismo, afrocubanismo, compromisso cívicopolítico: diferencias y confluências. In: SCHMIDT-WELLE, Friedhelm. (ed.). Guillén, Vallejo, Drummond de Andrade: vanguardia –compromiso- etnicidad/ vanguardacompromisso-etnicidade. 2004. Disponível em: http://www.iai.spkberlin.de/fileadmin/dokumentenbibliothek/Ibero-Online/001_.pdf. Acesso em: 07 maio 2008.

GIRO, Radamés. Panorama de la música popular cubana. La Habana: Letras Cubanas, 1995.

GODOY, Elena. A musicalidade em Nicolas Guillén. Revista Letras, Curitiba, n. 21, p. 137-145, 1973.

GUILLÉN, Nicolás. Antología. Madrid: Visor Libros, 1988.

GUILLÉN, Nicolás. El son entero. Buenos Aires: Pleamar, 1947.

GUILLÉN, Nicolás. El son entero: cantos para soldados y sones para turistas. Buenos Aires: Losada, 1991.

GUILLÉN, Nicolás. Motivos de son: música de Amadeo Roldán, Alejandro Garcia Caturla, Eliseo Grenet, Emilio Grenet. Edición Especial 50 Aniversario. La Habana: Letras Cubanas, 1980.

GUILLÉN, Nicolás. Obra poética: 1922-1958. La Habana: Letras Cubanas, 1985.

GUILLÉN, Nicolás. Páginas vueltas: memorias. La Habana: Unión de Escritores y Artistas de Cuba, 1982.

GUILLÉN, Nicolás. Sóngoro Cosongo y otros poemas. Madrid: Alianza, 2002.

GUILLÉN, Nicolás. Suma Poética. Madri: Cátedra Letras Hispánicas, 1995.

KAUP, Monika. Our América that is not one: transnational black atlantic disclosures in Nicolás Guillén and Langston Hughes. Discourse. Detroit, v. 22, n. 3, p. 87-113, 2000. Disponível em: muse.jhu.edu/journals/discourse/v022/22.3kaup.pdf. Acesso em: 08 maio 2008.

MARTINEZ ESTRADA, Ezequiel. La poesia de Nicolás Guillén. Buenos Aires: ArcaCalicanto, 1977.

MOREJÓN, Nancy. España en Nicolás Guillén. 2002. Disponível em: http://www.bnjm.cu/sitios/revista/2002/01-02/nancy.htm. Acesso em: 08 maio 2007.

MOREJÓN, Nancy. Introducción a la obra de Nicolás Guillén.1972. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/bib_autor/Guillen/obra.shtml. Acesso em: 07 maio 2008.

QUINTERO-RIVERA, Mareia. A cor e o som da nação: a idéia de mestiçagem na crítica musical do Caribe hispânico e do Brasil (1928-1948). São Paulo: Annablume, 2000.

REICHARDT, Dieter. Los hablantes líricos en la poesía de Nicolás Guillén y Cesar Vallejo. In: SCHMIDT-WELLE, Friedhelm. (ed.). Guillén, Vallejo, Drummond de Andrade: vanguardia compromiso etnicidad/vanguarda compromisso etnicidade. 2004. Disponível em: http://www.iai.spkberlin.de/fileadmin/dokumentenbibliothek/Ibero-Online/001_.pdf. Acesso em: 07 maio 2008.

RIVERA, Guillermo Rodríguez. Prólogo a Guillén, Nicolás: antología. Madrid: Visor Libros, [19-].

ROY, Maya. Músicas cubanas. Madrid: Akal, 2003.

SCHMIDT-WELLE, Friedhelm. Prefacio. In: SCHMIDT-WELLE, Friedhelm. (ed.). Guillén, Vallejo, Drummond de Andrade: vanguardia – compromiso - etnicidad/vanguarda - compromisso – etnicidade. 2004. Disponível em: http://www.iai.spkberlin.de/ fileadmin/dokumentenbibliothek/Ibero-Online/001_.pdf. Acesso em: 07 maio 2008.

SORONDO, Gabriel Sánchez. Nicolás Guillén: el poeta del son. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2008.

Como Citar

DUARTE, Geni Rosa. Invenções a muitas vozes: poesia, música e política em Nicolás Guillén. Antíteses, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 849–872, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2011v4n8p849. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/10935. Acesso em: 4 jul. 2024.