Depressão e ansiedade em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise durante a pandemia de Covid-19

Depressão e ansiedade na hemodiálise no covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/anh.2024v6.id48373

Palavras-chave:

Diálise, insuficiência renal crônica, saúde mental

Resumo

Objetivo: Investigar os níveis de depressão e ansiedade em pacientes com doença renal crônica que realizam hemodiálise durante a pandemia de covid-19. Métodos: Foram incluídos pacientes com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise em um centro de diálise localizado em Mato Grosso. Foram coletadas informações sociodemográficas e sobre covid-19, bem como aplicados os Inventários de Depressão e de Ansiedade de Beck. Realizou-se análise de cada variável e das pontuações obtidas nos inventários utilizando análise estatística descritiva. Resultados: Do total de 62 pacientes, 63,49% (n=40) possuíam indicação de algum nível de depressão, sendo 17,74%, nível moderado, e 19,35%, nível grave; e 49,21% (n=31), algum nível de ansiedade, sendo 19,35%, nível moderado, e 09,68%, nível grave. Os fatores mais frequentes entre os que possuíam algum nível de ansiedade ou depressão foram: idade superior a 50 anos, baixa escolaridade, não ter companheiro (a) e residir em local diferente do centro de diálise. Conclusão: Os resultados indicaram níveis importantes de depressão e ansiedade nos pacientes com doença renal crônica que realizavam hemodiálise durante a pandemia de covid-19, o que constitui um alerta quanto a importância do cuidado com a saúde mental desta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Maria Ribeiro Borges, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Bacharel. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Barra do Garças, MT, Brasil.

Jose Santos de Oliveira Junior, Universidade Federal de Mato Grosso

Biólogo. Especialista em Analises Clinicas com Ênfase em Hepatites por Vírus pela EEP do HCFMUSP. Barra do Garças, MT, Brasil.

Leonara Raddai Gunther de Campos, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo PPG da UFMT/FAEN. docente adjunta do curso de enfermagem da UFMT/CUA. Barra do Garças, MT, Brasil.

Alessandro Rolim Scholze, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Enfermeiro. Doutor pelo PPG de Enfermagem em Saúde Pública da EERP USP.  docente colaborador da Universidade Estadual do Norte do Parará (UENP). Bandeirantes, PR, Brasil

Josilene Dália Alves , Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela EERP USP. docente adjunta do curso de enfermagem da UFMT/CUA. Barra do Garças, MT, Brasil.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Ribeiro Borges, C. M., Santos de Oliveira Junior, J., Raddai Gunther de Campos, L., Rolim Scholze, A., & Dália Alves , J. (2024). Depressão e ansiedade em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise durante a pandemia de Covid-19: Depressão e ansiedade na hemodiálise no covid-19. Advances in Nursing and Health, 6(1), 1–15. https://doi.org/10.5433/anh.2024v6.id48373