Aplicação do debate como metodologia ativa no Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina escolar de Geografia mediada pelo PIBID-GEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49740

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Ensino Remoto Emergial (ERE), Debate

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar como a metodologia ativa pode ser um caminho possível para o desenvolvimento de práticas escolares que podem render bons resultados, principalmente, em um período de pandemia, em que foi necessário ressignificar as formas de interação. O trabalho foi desenvolvido em um colégio da cidade de Londrina, no estado do Paraná, com a turma do nono ano do ensino fundamental regular, por discentes que fazem parte do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (PIBID-GEO-UEL). A proposta foi utilizar o debate como ferramenta para desenvolver o pensamento crítico e o protagonismo na aprendizagem. Dessa forma o professor Cláudio Francisco Galdino, acompanhado do PIBID-GEO-UEL aplicou o debate sobre os modelos econômicos capitalismo e socialismo como trabalho a ser desenvolvido pelos seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Cassimiro Calzavara, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Geografia e Acadêmico do Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maria Eduarda Silva Cordeiro, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmica de Educação Física e Ex-Aluna da Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor Adjunto do Departamento de Geografia e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

BARBOSA, Sebastião Cláudio. Interdisciplinaridade na escola: conceituação e exercícios a partir de oficinas. 1ªed. Editora UFG. 2006

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p25

CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Isolamento social, autorreorganização e estilos emocionais de cada um em tempos pandemia COVID-19. 1º REFLETE IFRS Textos selecionados, p. 35-41.

CUNHA, Gilza Iale Camelo da et al. Metodologias Ativas no Processo de Ensino Aprendizagem: proposta metodológica para disciplina gestão de pessoas. In: SILVA, Andreza Regina Lopes da; BIEGING, Patricia; BUSARELLO, Raul Inácio (org.). Metodologia Ativa na Educação. São Paulo, Sp: Pimenta Cultural, 2017. p. 47-67.

FREIRE, Paulo. (1998). Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. 2ª ed. WMF, 2017.

FONSECA, Ricardo Lopes. As metodologias ativas presentes na formação inicial do professor de Geografia: um relato de experiência com base no Júri Simulado. Terra Livre, v. 2, n. 53, p. 349-367, 2020 DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1644

MATIAS-PEREIRA, José. Administração pública comparada: uma avaliação das reformas administrativas do Brasil, EUA e União Européia. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 1, p. 61-82, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000100004

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista uFG, v. 20, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

PARANÁ. Resolução SEED nº 1.016 - 03/04/2020 - Regime especial - aulas não presenciais. Estabelece em regime especial as atividades escolares na forma de aulas não presenciais, em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19. [Republicação - versão final]. Publicado no Diário Oficial nº. 10665 de 8 de abril de 2020. Curitiba: SEED, 2020d.

PARANÁ. Resolução SEED nº 673 - 09/02/2021 - Estabelece as atividades escolares na forma presencial e não presencial síncrona para o ano letivo de 2021. [Republicação - versão final]. Publicado no Diário Oficial nº. 10869 de 9 de fevereiro de 2021. Curitiba: SEED, 2021.

RUTHES, Ricardo. A construção do debate em sala de aula. 2019. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Filosofia, Departamento de Filosofia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

TUAN, YI-FU. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

Downloads

Publicado

15-08-2024

Como Citar

Cassimiro Calzavara, F., Silva Cordeiro, M. E., & Lopes Fonseca, R. (2024). Aplicação do debate como metodologia ativa no Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina escolar de Geografia mediada pelo PIBID-GEO. Geographia Opportuno Tempore, 10(1), e49740. https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49740

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.