THE DEBATE AS AN ACTIVE METHODOLOGY IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION (ERE) IN THE SCHOOL SUBJECT OF GEOGRAPHY MEDIATED BY PIBID-GEO
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49740Keywords:
Geography Teaching, Emergency Remote Teaching (ERT), DebateAbstract
This research aims to demonstrate how the active methodology can be a possible path for the development of school practices that can yield good results, especially in a pandemic period, in which it was necessary to reframe the forms of interaction. The work was carried out in a school in the city of Londrina, in the state of Paraná, with the ninth-grade class of regular elementary education, by students who are part of the Institutional Project of Scholarships for Initiation to Teaching in Geography by the Universidade Estadual de Londrina (PIBID-GEO-UEL). The proposal was to use the debate as a tool to develop critical thinking and protagonism in learning. In this way, the professor Cláudio Francisco Galdino, accompanied by PIBID-GEO-UEL applied the debate on the economic models of capitalism and socialism as work to be developed by his students.
Downloads
References
BARBOSA, Sebastião Cláudio. Interdisciplinaridade na escola: conceituação e exercícios a partir de oficinas. 1ªed. Editora UFG. 2006
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p25
CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Isolamento social, autorreorganização e estilos emocionais de cada um em tempos pandemia COVID-19. 1º REFLETE IFRS Textos selecionados, p. 35-41.
CUNHA, Gilza Iale Camelo da et al. Metodologias Ativas no Processo de Ensino Aprendizagem: proposta metodológica para disciplina gestão de pessoas. In: SILVA, Andreza Regina Lopes da; BIEGING, Patricia; BUSARELLO, Raul Inácio (org.). Metodologia Ativa na Educação. São Paulo, Sp: Pimenta Cultural, 2017. p. 47-67.
FREIRE, Paulo. (1998). Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. 2ª ed. WMF, 2017.
FONSECA, Ricardo Lopes. As metodologias ativas presentes na formação inicial do professor de Geografia: um relato de experiência com base no Júri Simulado. Terra Livre, v. 2, n. 53, p. 349-367, 2020 DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1644
MATIAS-PEREIRA, José. Administração pública comparada: uma avaliação das reformas administrativas do Brasil, EUA e União Européia. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 1, p. 61-82, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000100004
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista uFG, v. 20, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438
PARANÁ. Resolução SEED nº 1.016 - 03/04/2020 - Regime especial - aulas não presenciais. Estabelece em regime especial as atividades escolares na forma de aulas não presenciais, em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19. [Republicação - versão final]. Publicado no Diário Oficial nº. 10665 de 8 de abril de 2020. Curitiba: SEED, 2020d.
PARANÁ. Resolução SEED nº 673 - 09/02/2021 - Estabelece as atividades escolares na forma presencial e não presencial síncrona para o ano letivo de 2021. [Republicação - versão final]. Publicado no Diário Oficial nº. 10869 de 9 de fevereiro de 2021. Curitiba: SEED, 2021.
RUTHES, Ricardo. A construção do debate em sala de aula. 2019. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Filosofia, Departamento de Filosofia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
TUAN, YI-FU. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Fabio Cassimiro Calzavara, Maria Eduarda Silva Cordeiro, Ricardo Lopes Fonseca
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado