Dinâmicas Pedogeomorfológicas e Controle de Voçoroca por métodos Geotécnicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48682Palavras-chave:
Geotecnia, Geomorfologia, Restauração EcológicaResumo
Este trabalho tem como objetivo estabelecer parâmetros geotécnicos para monitorar uma voçoroca em São José dos Campos - SP, com foco na compreensão dos processos de erodibilidade em Argissolos. A pesquisa analisa as variações dos limites físicos do Argissolo ao longo do tempo, especialmente a progressão da borda de cabeceira da voçoroca. A integração das geociências com ensaios de mecânica dos solos auxilia na compreensão dos fenômenos geomorfológicos, considerando tanto erodibilidade quanto erosividade. O estudo descreve as características físicas da área de estudo e critérios de uso do solo que influenciam os processos erosivos, correlacionando técnicas de monitoramento com análises geotécnicas em topossequências. A revisão bibliográfica abrange fenômenos geomorfológicos em vertentes, destacando a erodibilidade em Argissolos, apoiada em estudos de Ross, Guerra e outros autores. Os resultados buscam disseminar análises geotécnicas na geomorfologia, proporcionando interpretações funcionais das dinâmicas e dados quantitativos, cruciais para o planejamento e gestão de áreas degradadas e restauração ecológica de vertentes.
Downloads
Referências
AB’ SÁBER, A. N. Os Domínios da Natureza do Brasil: Potencialidades paisagísticas. 7º ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.NBR 6459 : Determinação do Limite de Liquidez. Rio de Janeiro, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.NBR 7180 : Determinação do Limite de Plasticidade. Rio de Janeiro, 2016.
CAPUTO, H. P. Mecânica dos Solos e Suas Aplicações. ed.6.Rio de Janeiro: LTC,1996.
GUERRA, A. J. T.; MARÇAL, M. S. Geomorfologia Ambiental. 7º ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015
GUERRA, A. J. T.; MORGADO, C.; SANTOS, F. A. D. Dicionário de meio ambiente. Rio de Janeiro: Thex Editora, 2009.
HASUI, Y.; CREMONINI, O. A; BORN, H. Considerações sobre o Grupo Açungui em São Paulo e Porção Adjacente do Paraná. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 33,1984. Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro:SBG, v.7, 1984 p-3297-3306
LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. 4ºed. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.
MORELLI, A.F. Atlas Histórico do Patrimônio Ambiental de São José dos Campos. São José dos Campos: FCCR, 2005.
REIS, A.A.P.; OLIVEIRA,A.C.; JUNIOR,J.M.N; ROMUALDO,J.C.; ROMÃO, L.V. Comportamento geotécnico de uma Voçoroca localizada no Campus Alto Paraopeba, em Ouro Branco, MG. in: Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.6,n.5 p.360-375. 2020
ROSS, J. L. Geomorfologia Aplicada aos EIAS/RIMAS in: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S.B. (org) Geomorfologia Ambiental, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, , 2004,p.291-336
ROSS, J. L. S.; CUNICO, C.; LOHMANN, M.; DEL PRETTE, M. E. (orgs.). Ordenamento territorial do Brasil : potencialidades naturais e vulnerabilidades sociais. Osasco, SP : Ed. dos Autores, 2022.
SANCHEZ, R.B.; JÚNIOR, J. M.; SOUZA, Z.M. Variabilidade Espacial de Atributos do Solo e de Fatores de Erosão em Diferentes Pedoformas. Bragantia, Campinas, v.68, n.4, p.1095-1103, 2009.
SANTOS, H. G. et al. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 3.ed. rev. ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2013.
SCHROTH, G.; FONSECA, G.A.B.; HARVEY, C.A.; GASCON, C.; VASCONCELOS, H.L.; IZAC, A.M.N. Agroforestry and biodiversity conservation in tropical landscapes. Washington: Island Press, 2004.
SILVA, P.P.V. Sistemas agroflorestais para a recuperação de matas ciliares em Piracicaba, SP. 2002. 98p. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2002.
TEIXEIRA, P. C.; DONAGEMMA, G. K.; FONTANA, A.; TEIXEIRA, W. G. Manual de métodos de análise de solo. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Alves de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado