A CULTURA DO POVO E SUAS CONSTRUÇÕES ATRAVÉS DO TEMPO: O PANÓPTICO EDUCACIONAL NA ALDEIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44832

Palavras-chave:

Cultura do Povo, Escola, Poder Público, Professor Indígena

Resumo

O trabalho propõe em discutir as questões educacionais na Terra Indígena Igarapé Laje, localizada no seu interior, na cidade de Guajará Mirim, Estado de Rondônia, fronteira Brasil/Bolívia, foi contemplada com a implantação da Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Wem Kanum Oro Waram. Os Wari’ habitam neste território e a escola é o espaço geográfico em análise. Neste espaço, os saberes, os conhecimentos indígenas sobre o universo não indígenas estão cada vez mais fragilizados. A escola diferenciada, as metodologias próprias de aprendizagem, o material didático específico, a estrutura física e pedagógica, são elementos que estão ligados ao processo de ensino e aprendizagem desenvolvidos através da atuação do professor indígena, e são considerados fatores: histórico, cultural e geográfico. A disciplina Cultura do Povo é a matriz curricular, implantada do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, e foi analisada para conhecer a efetivação da política pública educacional. A metodologia de nosso trabalho consiste na observação participante, análise documental disponível na escola e em websites, para confrontar a produção deste espaço, com o Plano Estadual de Educação para conhecer o empenho do Governo do Estado

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Biografia do Autor

Agna Maria Souza Coelho, Universidade Federal de Rondônia

Licenciada em Português/ Espanhol e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Tocantins (2010). Especialista em Metodologia do Ensino Superior na EaD-FAEL(2013). Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2018). Doutoranda em Geografia pelo PPGG-UNIR. Pós graduanda em Educação 5.0: Metodologias Ativas, Tecnologias Disruptivas e Inovação Curricular (BNCC)-CENSUPEG. Professora EBTT/ Língua Espanhola -Campus Ariquemes - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, atuando principalmente nos seguintes temas: contenidos socioculturales en el aula de ELE- competencia sociocultural e la interculturalidad en la clase de ELE. Tem experiência na área da Educação de Povos Tradicionais, com ênfase em Educação Escolar e Formação Pedagógica. Faz parte dos grupos de Pesquisa Sociedade,Educação, Ciência e Tecnologia na Amazônia Ocidental - IFRO e Grupo dePesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas (GENTEH) ?UNIR

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

Souza Coelho, A. M. (2021). A CULTURA DO POVO E SUAS CONSTRUÇÕES ATRAVÉS DO TEMPO: O PANÓPTICO EDUCACIONAL NA ALDEIA. Geographia Opportuno Tempore, 7(2), 153–173. https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44832

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