A Geografia, o desenvolvimento regional e o turismo na Ilha das Canárias, estado do Maranhão - MA - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20313Palabras clave:
Geografia, Desenvolvimento Regional, Povoado das Canárias - MAResumen
O artigo analisa a geografia relacionada ao desenvolvimento territorial com a atividade turística na Ilha das Canárias – MA, Brasil, localizada na Rota das Emoções. Destaca à compreensão da opinião dos sujeitos da pesquisa, moradores locais e trade turístico, quanto à atividade em questão. Os dados para corroboração do estudo foram coletados mediante pesquisa de campo, levantamento bibliográfico e documental, utilizando-se de dois modelos distintos de questionários, por uma abordagem quanti-qualitativa. Com a pesquisa de campo identificou-se o perfil socioeconômico dos atores envolvidos no turismo. Posteriormente, se destacou esta atividade como vetor de desenvolvimento, com a possibilidade da prática do turismo de base comunitária como segmento potencial a ser trabalhado na localidade. Portanto, infere-se que o Povoado das Canárias possui um elevado potencial turístico e que essa atividade é significativamente presente perante a ótica local. Estima-se que esta pesquisa, possibilite a integração entre as esferas pública e privada, juntamente com a comunidade local na elaboração de políticas que fomentem o desenvolvimento regional, com a inserção do turismo.
Descargas
Citas
BUSS, Paulo Marchiori. (Org.), Desenvolvimento Local. Cadernos da Oficina Social 3. Oficina Social, Rio de Janeiro. 2000.
JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 4ª ed. Zahar. Rio de Janeiro. 2006.
MATTOS, Flávia Ferreira. e IRVING, Marta Azevedo. Delta do Parnaíba nos rumos do ecoturismo: Um olhar a partir da comunidade local. Caderno Virtual de Turismo, v. 3, n. 4, UFRJ. Rio de Janeiro. 2003.
MIELKE, Eduardo Jorge Costa. Desenvolvimento turístico de base comunitária: Uma abordagem prática e sustentável. Alínea, São Paulo. 2009.
RIBEIRO, Guido. Turismo de base comunitária. Revista Global Tourism. V. 4 - Nº. 2. UERJ. Teresópolis. 2008,
SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; ZECHNER, Talita C. e HENRÍQUEZ, Christian. 2008. “Pensando o conceito de turismo comunitário a partir de experiências brasileiras, chilenas e costarriquenha”. In: II Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITS). Fortaleza (CE). Anais, Fortaleza. 2008.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Companhia das letras, São Paulo. 2000.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. Ed. Cortez, São Paulo. 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado