Potencialidades e sugestões para o desenvolvimento do Turismo Rural no distrito de Warta - Londrina (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20305Palabras clave:
Turismo rural, Desenvolvimento local, WartaResumen
O distrito de Warta localizado no município de Londrina (PR) possui uma rota gastronômica contando com estabelecimentos comerciais que atraem pessoas de todo município e áreas adjacentes, por oferecer diversas opções em culinária tradicional. Contudo, as vagas de emprego oferecidas pelo esse setor comercial não são suficientes para empregar a população, havendo necessidade da grande maioria das pessoas se deslocarem diariamente para a área urbana de Londrina. A carência de empregos na Warta decorre, sobretudo, da mecanização agrária, que causa decréscimo na mão de obra, bem como prejudica economicamente os pequenos proprietários rurais. Considerando há existência de uma atração de pessoas em decorrência da referida rota gastronômica, bem como a necessidade de uma alternativa de renda para a população, sobretudo para incentivar os pequenos proprietários rurais, é que no presente trabalho busca-se demonstrar como no Distrito de Warta há potencialidades para o desenvolvimento do turismo rural e como este pode trazer benefícios para o desenvolvimento local do Distrito. Tendo em vista as Diretrizes para as atividades turísticas de maneira geral, busca-se traçar objetivos e ações que fundamentem a efetivação do turismo rural na área de estudo. Para tanto realizou-se revisão bibliográfica acerca dos preceitos do Turismo Rural, bem como trabalhos de campo in loco.
Descargas
Citas
BRASIL, Ministério do Turismo. Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural. Brasília: Ministério do Turismo, 2003.
______, Ministério do Turismo. Turismo Rural: orientações básicas. 2 ed. Brasília, 2010.
CALVENTE, M. C. M. H. Turismo rural e modernização: sua forma e função. Geografia, Londrina, v. 9, n. 1, p. 25-39. jan./jun. 2000.
MANAIA, M. S. R. Transformações agrária no Norte do Paraná: O caso do Distrito de Warta. In: ENCUENTRO E GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, 7, 2009, Montevideo. Anais...Montevidéu, 2009. p. 45-56.
LIMA, J. L.; MONASTIRSKY, L. B.; CUNHA, L. A. G.; ALBUQUERQUE, E. S. Distritos do interior do Paraná: análise das variáveis socioeconômicas dos distritos dos Campos Gerais. In: SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2, 2009, Marechal Candido Rondon. Anais... Marechal Candido Rondon, 2009. P. 25-38.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado