RODEIO: DO LOCAL PARA O GLOBAL E A MONTARIA EM TOURO COMO ESPETÁCULO.
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.32968Abstract
Este artigo apresenta reflexões e análises sobre o rodeio, levando-se em consideração a interdisciplinaridade e conceitos de modernidade e cultura. Diante disso, tem por objetivo compreender a montaria em touro como espetáculo do rodeio destacando as transformações do local para o global. Dessa forma, encontra-se estruturado em três partes, sendo: a contextualização histórica do rodeio; a ideia de modernidade, interdisciplinaridade, cultura para o desenvolvimento local e global e por fim, a montaria como espetáculo: o homem x touro. A metodologia utilizada é caracterizada como pesquisa bibliográfica por meio de teses, dissertações, livros, artigos de periódicos científicos referentes à temática “rodeio”. Também foram utilizadas fotografias de montarias e da arena de rodeios de Colorado, cidade esta que abriga uma das mais tradicionais festas do segmento rodeio no Brasil. Os resultados indicam que dentre todas as atividades desse esporte, a montaria em touro é a que se destaca, atraindo um grande número de espectadores durante a realização de um espetáculo na arena. O rodeio contribui para o desenvolvimento da sociedade das cidades que sediam esse evento, por meio da geração de empregos diretos e indiretos, antes e durante o período de realização.
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