Reflexões sobre o ensino geográfico em escola de fronteira, o caso de Tabatinga-Amazonas

Autores

  • Rita Dácio Falcão Universidade do Estado do Amazonas image/svg+xml https://orcid.org/0009-0009-8000-1989
  • Karinne Falcão Araújo Faculdade do Amazonas-IAES
  • Felipe Max Thibes Matos Universidade do Estado do Amazonas-UEA
  • Rayssa Falcão Neves
  • Odilon Souza dos Santos Instituto Federal do Amazonas image/svg+xml
  • Iatiçara Oliveira da Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49775

Palavras-chave:

Geografia escolar, fronteira, relações fronteiriças

Resumo

O texto “Reflexões sobre o ensino geográfico em escola de fronteira, o caso de Tabatinga-Amazonas” busca identificar, dentro das especificidades fronteiriça, qual a missão atual da Geografia ensinada nas escolas e como ele reflete enquanto fronteira. Sabemos que as políticas educacionais influenciam os contextos econômico, social e político dos países, nesse seguimento, desperta os interesses dos grupos dominantes em selecionar, organizar e orientar os conteúdos cognitivos e culturais da população. A Geografia como ciência e disciplina escolar, vêm se consolidando e evidenciando sua importância na vida e na história dos países. As escolas têm uma forte influência na formação ideológica e no modo de vida dos cidadãos e isso nos desperta a questionar, até que ponto a Geografia escolar é desenvolvida e aplicada nos lados fronteiriços, até onde ela influencia as relações transfronteiriças, até onde está imbuída na ideologia dominante do Estado. Para melhor entender o processo, buscamos alguns teóricos que discutem a temática, como também a observação da prática docente, e como resultado destacamos a importância do comprometimento docente em relação ao ensino, como também, o incentivo e apoio da comunidade escolar e do Estado para que o ensino nas escolas tenha significado na vida de cada estudante.

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Biografia do Autor

Rita Dácio Falcão, Universidade do Estado do Amazonas

Professora assistente da Universidade do Estado do Amazonas. Área de atuacao: Geografia.

Felipe Max Thibes Matos, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

.Graduando da Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Odilon Souza dos Santos, Instituto Federal do Amazonas

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Iatiçara Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publicado

12-06-2024

Como Citar

Dácio Falcão, R., Falcão Araújo, K., Thibes Matos, F. M., Falcão Neves, R., Souza dos Santos, O., & Oliveira da Silva, I. (2024). Reflexões sobre o ensino geográfico em escola de fronteira, o caso de Tabatinga-Amazonas. Geographia Opportuno Tempore, 10(1), e49775. https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49775