Aplicação do debate como metodologia ativa no Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina escolar de Geografia mediada pelo PIBID-GEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49740

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Ensino Remoto Emergial (ERE), Debate

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar como a metodologia ativa pode ser um caminho possível para o desenvolvimento de práticas escolares que podem render bons resultados, principalmente, em um período de pandemia, em que foi necessário ressignificar as formas de interação. O trabalho foi desenvolvido em um colégio da cidade de Londrina, no estado do Paraná, com a turma do nono ano do ensino fundamental regular, por discentes que fazem parte do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (PIBID-GEO-UEL). A proposta foi utilizar o debate como ferramenta para desenvolver o pensamento crítico e o protagonismo na aprendizagem. Dessa forma o professor Cláudio Francisco Galdino, acompanhado do PIBID-GEO-UEL aplicou o debate sobre os modelos econômicos capitalismo e socialismo como trabalho a ser desenvolvido pelos seus alunos.

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Biografia do Autor

Fabio Cassimiro Calzavara, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Geografia e Acadêmico do Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maria Eduarda Silva Cordeiro, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmica de Educação Física e Ex-Aluna da Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor Adjunto do Departamento de Geografia e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

15-08-2024

Como Citar

Cassimiro Calzavara, F., Silva Cordeiro, M. E., & Lopes Fonseca, R. (2024). Aplicação do debate como metodologia ativa no Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina escolar de Geografia mediada pelo PIBID-GEO. Geographia Opportuno Tempore, 10(1), e49740. https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49740

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