Aplicação do debate como metodologia ativa no Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina escolar de Geografia mediada pelo PIBID-GEO
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49740Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Ensino Remoto Emergial (ERE), DebateResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar como a metodologia ativa pode ser um caminho possível para o desenvolvimento de práticas escolares que podem render bons resultados, principalmente, em um período de pandemia, em que foi necessário ressignificar as formas de interação. O trabalho foi desenvolvido em um colégio da cidade de Londrina, no estado do Paraná, com a turma do nono ano do ensino fundamental regular, por discentes que fazem parte do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (PIBID-GEO-UEL). A proposta foi utilizar o debate como ferramenta para desenvolver o pensamento crítico e o protagonismo na aprendizagem. Dessa forma o professor Cláudio Francisco Galdino, acompanhado do PIBID-GEO-UEL aplicou o debate sobre os modelos econômicos capitalismo e socialismo como trabalho a ser desenvolvido pelos seus alunos.
Downloads
Referências
BARBOSA, Sebastião Cláudio. Interdisciplinaridade na escola: conceituação e exercícios a partir de oficinas. 1ªed. Editora UFG. 2006
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p25
CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Isolamento social, autorreorganização e estilos emocionais de cada um em tempos pandemia COVID-19. 1º REFLETE IFRS Textos selecionados, p. 35-41.
CUNHA, Gilza Iale Camelo da et al. Metodologias Ativas no Processo de Ensino Aprendizagem: proposta metodológica para disciplina gestão de pessoas. In: SILVA, Andreza Regina Lopes da; BIEGING, Patricia; BUSARELLO, Raul Inácio (org.). Metodologia Ativa na Educação. São Paulo, Sp: Pimenta Cultural, 2017. p. 47-67.
FREIRE, Paulo. (1998). Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. 2ª ed. WMF, 2017.
FONSECA, Ricardo Lopes. As metodologias ativas presentes na formação inicial do professor de Geografia: um relato de experiência com base no Júri Simulado. Terra Livre, v. 2, n. 53, p. 349-367, 2020 DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1644
MATIAS-PEREIRA, José. Administração pública comparada: uma avaliação das reformas administrativas do Brasil, EUA e União Européia. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 1, p. 61-82, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000100004
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista uFG, v. 20, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438
PARANÁ. Resolução SEED nº 1.016 - 03/04/2020 - Regime especial - aulas não presenciais. Estabelece em regime especial as atividades escolares na forma de aulas não presenciais, em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19. [Republicação - versão final]. Publicado no Diário Oficial nº. 10665 de 8 de abril de 2020. Curitiba: SEED, 2020d.
PARANÁ. Resolução SEED nº 673 - 09/02/2021 - Estabelece as atividades escolares na forma presencial e não presencial síncrona para o ano letivo de 2021. [Republicação - versão final]. Publicado no Diário Oficial nº. 10869 de 9 de fevereiro de 2021. Curitiba: SEED, 2021.
RUTHES, Ricardo. A construção do debate em sala de aula. 2019. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Filosofia, Departamento de Filosofia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
TUAN, YI-FU. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabio Cassimiro Calzavara, Maria Eduarda Silva Cordeiro, Ricardo Lopes Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado