Novas tecnologias e o ensino de Geografia

Uma proposta de sequência didática com o uso de aplicativos de celulares como recurso pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.47696

Palavras-chave:

Smartphones;, Sequência Didática, ensino de geografia

Resumo

A sociedade atual está cada vez mais tecnológica e a cada dia mais pessoas estão tendo acesso às tecnologias. A escola não é uma ilha isolada, portanto, essas novas ferramentas estão, aos poucos, sendo incorporadas nas escolas e os alunos, cada vez mais, estão tendo acesso a elas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é elaborar uma Sequência Didática abordando o conteúdo “O Relevo Terrestre” utilizando os aplicativos de celulares Google Maps e LandscapAR Augmented Reality como ferramentas didáticas. Metodologicamente, esta pesquisa foi elaborada por meio de pesquisa bibliográfica, levantamento de aplicativos para smartphones que podem ser utilizados como recurso pedagógico para o ensino de Geografia, além de indicação e categorização desses aplicativos relacionados aos conteúdos geográficos, e, por fim, a elaboração de uma Sequência Didática. O uso de novas tecnologias pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem, tornando-se ferramentas de comunicação, informação e interação, reproduzindo e produzindo conhecimento a partir do seu uso e das relações sociais em sala de aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elias Gustavo Coutinho Pedrassini, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná

Sérgio Augusto Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2012). Especialização em Literatura Brasileira pela Faculdade de Educação São Braz (2015) e Especialização em Educação de Jovens e Adultos - EJA também pela Faculdade de Educação São Braz (2017). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2018). Já foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, no Subprojeto de Geografia / UENP - Campus Cornélio Procópio (2017) e também do Residência Pedagógica, no Subprojeto de Geografia / UENP - Campus Cornélio Procópio (2018). Leciona como Professor PSS no Estado do Paraná tendo experiência como docente nas áreas de Letras - Português/ Inglês, com ênfase em Língua Portuguesa, e Geografia. Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Bolsista Capes.

Referências

DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia – 6º ano - Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

DOLZ, Joaquim.; NOVERRAZ, Michèle.; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Trad. e org. ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

ERICKSON, Frederick. Métodos cualitativos de investigación sobre la enseñanza. In: WITTROCK, Merlin Carl (Org.). La investigación de la enseñanza. Barcelona: Paidós, 1989.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7 ed. Curitiba: Editora Positivo, 2008.

GOOGLE MAPS. Representação da área urbana de Cornélio Procópio - PR. Disponível em: https://www.google.com.br/maps. Acesso em: 18 de jan. 2023.

GOOGLE PLAY. Google Maps. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.maps&hl=en&gl=US. Acesso em:18 de jan. 2023a.

GOOGLE PLAY. LandscapAR Augmented Reality. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=de.berlin.reality.augmented.landscapar&hl=pt_BR&gl=US. Acesso em:18 de jan. 2023b.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

PENA, Rodolfo F. Alves. Curvas de nível e representação topográfica. Disponível em: https://www.preparaenem.com/geografia/curvas-nivel-representacao-topografica.htm. Acesso em: 18 de jan. 2023.

PEREIRA, Francine. Baranoski. Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o Ensino de Ciências, 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2015.

SOUZA, André Luiz.; MURTA, Cláudia A. Rodrigues.; LEITE, Luciano Gobo Saraiva. Tecnologia ou metodologia: aplicativos móveis na sala de aula. In: X Congresso Internacional de Linguagem e tecnologia on-line, 2016, Belo Horizonte -MG. V Anais do Evidosol/Ciltec-online. Belo Horizonte - MG: UFMG, 2016. v. 5. p. 82-90.

VESENTINI, José Willian. (org.). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

Pedrassini, E. G. C., & Pereira, S. A. (2023). Novas tecnologias e o ensino de Geografia: Uma proposta de sequência didática com o uso de aplicativos de celulares como recurso pedagógico. Geographia Opportuno Tempore, 9(1), e47696. https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.47696