O neofantástico na narrativa de Sinara Foss: análise do conto “Fotossíntese”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2024vol44n2p69

Palabras clave:

neofantástico, ecofeminismo, Fotossíntese, Sinara Foss

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar o conto “Fotossíntese”, da autora Sinara Foss, presente na obra Fotossíntese e outros processos de sobrevivência (2023), a fim de compreender as transformações do gênero fantástico na contemporaneidade. Para tanto, faremos um percurso por uma das teorias clássicas do fantástico, a de Tzvetan Todorov, tendo em vista a sua obra Introdução à literatura fantástica (2017), em que evidencia a hesitação como condição necessária para que o efeito fantástico seja instaurado na narrativa. A seguir, discutiremos a teoria de Jaime Alazraki, sobre o neofantástico, já pertencente ao “fantástico contemporâneo”, desenvolvida em “¿Qué es lo neofantástico?” (1990), que contrapõe a teoria todoroviana ao afirmar que o texto fantástico não causa hesitação, mas se caracteriza pela visão, a intenção e o modus operandi. Além de compararmos as duas teorias, visando assinalar as transformações do fantástico na contemporaneidade, também comentaremos sobre o ecofeminismo, a partir das considerações de Maria Mies e Vandana Shiva (1993) e de Émilien Vilas Boas Reis e Vanessa Lemgruber (2020). A metodologia deste artigo consiste no estudo da teoria da literatura fantástica e em análise literária.

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Biografía del autor/a

Cristina Loff Knapp, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade de Caxias do Sul 

Alana Brezolin,

Mestre em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul

Citas

ALAZRAKI, Jaime. ¿Qué es lo neofantástico? Mester, Los Angeles, v. 19, n. 2, p. 21-33, 1990. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/7j92c4q3. DOI: https://doi.org/10.5070/M3192014104

ALVAREZ, Roxana Guadalupe Herrera. O neofantástico: uma proposta teórica do crítico Jaime Alazraki. FronteiraZ, São Paulo, n. 9, p. 36-44, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12540/9110.

FOSS, Sinara. Fotossíntese e outros processos de sobrevivência. Porto Alegre: Gog/Bestiário, 2023.

MIES, Maria & Vandana Shiva. Ecofeminismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1993. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350219786

REIS, Émilien Vilas Boas & Vanessa Lemgruber. As Brumas de Avalon: uma leitura ecofeminista. Revista Ártemis, João Pessoa, v. 29, n. 1, p. 88-106, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/52441. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2020v29n1.52441

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2017.

Publicado

05-11-2024

Cómo citar

Knapp, Cristina Loff, y Alana Brezolin. «O neofantástico Na Narrativa De Sinara Foss: Análise Do Conto “Fotossíntese”». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 44, n.º 2, noviembre de 2024, p. 69, doi:10.5433/1678-2054.2024vol44n2p69.