Espaços de exclusão e memória em narrativas de Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v35p32Palabras clave:
Espaço, Memória, Exclusão socialResumen
A relação entre memória e espaço tem sido explorada por pesquisadores de diversos campos do conhecimento, na literatura em particular, visto que é uma relação que perpassa o indivíduo na sua vivência individual e nas relações sociais. A construção da espacialidade e os modos como os lugares são vivenciados implicam deslocamentos e variam de acordo com a realidade e perspectiva de cada indivíduo. Desse modo, este trabalho objetiva analisar os espaços de memória nas obras Becos da Memória (2013), de Conceição Evaristo e Quarto de despejo: diário de uma favelada (2014), de Carolina Maria de Jesus, a fim de compreender como o espaço-senzala presentifica-se no espaçofavela, a partir dos mecanismos de exclusão. O espaço físico é evidenciado nas narrativas aqui investigadas, sendo este representativo da condição social dos personagens, mediada por valores sociais.Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Formas de tempo e de cronótopo no romance: ensaios de poética histórica. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernadini et al. São Paulo: Hucitec, 2014, pp. 211-362.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CHALHOUB, S. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. 2º ed. Florianópolis: Ed. Mulheres. 2013.
FERREIRA, Amanda Crispim. Escrevivências, as lembranças afro-femininas como um lugar da memória afro-brasileira: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Gení Guimarães. 2013. UFPB, Dissertação (PPG em Letras). Disponível em http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-95BHKT/disserta__o_amanda_crispim_ferreira.pdf?sequence=1
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
JESUS, Carolina Maria de. Meu Estranho Diário. São Paulo: Xamã, 1996.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2014.
MARINGOLO, Cátia Cristina Bocaiuva. Ponciá Vicêncio e Becos da Memória de Conceição Evaristo: construindo histórias por meio de retalhos de memórias. 2014. Unesp (Araraquara), Dissertação (Mestrado em Letras). Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/115842/000810186.pdf?sequence=1
NASCIMENTO. Espaço e heterótopias nas obras de Conceição Evaristo e Gení Guimarães. 2014. UFJF, Tese (PPG em Estudos Literários). Disponível em https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/731/1/deniseaparecidadonascimento.pdf
NORA, Pierre. Entre memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História (São Paulo) n. 10, pp. 7-28, dez. 1993. Disponível em https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/12101/8763
OLIVEIRA, Margarete Aparecida de. Narrativas de favela e identidades negras: Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. 2015. UFMG, Dissertação (mestrado). Disponível em http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ECAP-9XZGYQ
PERPÉTUA, Elzira Divina. Traços de Carolina Maria de Jesus: gênese, tradução e recepção de Quarto de despejo. 2000. UFMG, Tese (Doutorado em Literatura Comparada).
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos históricos (Rio de Janeiro), v. 5, n. 10, pp. 200-212, 1992. Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941/1080.
RIBEIRO, Esmeralda. Dois textos para auto contemplar-se. A escritora afro-brasileira: Ativismo e arte literária. Duke Daw (org.). Belo Horizonte: Nandyala, 2016, p.156-165.
SCHMIDT, Simone Pereira. A força das palavras, da memória e da narrativa. In: EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Florianópolis: Mulheres, 2013.
SOUZA, Alessandra Araújo. Do Quarto de Despejo à Sala de Visita: experiência narrativa nos diários de Carolina Maria de Jesus (1955-1961). 2016. UFPB, Dissertação (PPG em História). Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/9606/2/arquivototal.pdf
WALLACE, Michele. Imagens Negativas: para uma crítica cultural feminista negra. Revista de Estudos Feministas (Florianópolis), vol. 2, n. 3, pp. 65-92, 1994. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16290/14831
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.