Incidências fotográficas na poesia de Drummond
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v32p32Palavras-chave:
Poesia brasileira, Literatura enquanto fotografia, Metonímia, MetáforaResumo
Neste trabalho, propomos estudar dois poemas de Carlos Drummond de Andrade, “Evocação mariana” e “Retrato de família”, a fim de identificar as cadeias metonímicas e metafóricas do poema enquanto figurações fotográficas. Em “Retrato de família”, a metonímia se configura como uma força específica provocada pelo punctum, enquanto as metáforas correspondem às transfigurações das impressões do poeta diante do retrato. No poema “Evocação mariana”, a visão do poeta é semelhante à visão do fotógrafo e, nesse sentido, a palavra poética é um dispositivo visual utilizado para mediar as figurações de sentido.Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Claro enigma. Rio de Janeiro: Record, 1995.
BARTHES. Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BOSI, Alfredo. Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 1996.
BOSI, Alfredo.O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1977.
COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996.
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 1999.
DUBOIS, Phillippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
JAKOBSON , Roman. Arte verbal, signo verbal, tiempo verbal. Trad. Mónica Mansour. México : FCE, 1992.
JOLY, Martine. A imagem e os signos. Lisboa: Edições 70, 2005.
LAKOFF, Georg. “The Contemporary Theory of Metaphor”. Andrew Ortony, org. Metaphor and thought. 2 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p. 202-251.
LIMA, Luiz Costa. Lira e antilira: Mário, Drummond, Cabral. Rio de Janeiro: Topbooks, 1995.
PIGNATARI, Décio. Contracomunicação. Cotia: Ateliê, 2004.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TODOROV, Tzvetan. Literatura y significación. Barcelona: Planeta, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.