Presença da literatura afro-brasileira na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p19Palavras-chave:
Pós-graduação, Estudos literários, Literatura afro-brasileiraResumo
Este artigo discute a presença da literatura afro-brasileira nos programas de pós-graduação em Letras, na área de concentração dos estudos literários. Partindo da observação de dez cursos com tradição de pesquisa na área de literatura afro-brasileira, constatou-se que o índice de teses e dissertações que contemplam esse objeto ainda é baixo diante da necessidade de preparo de professores para a demanda do mercado de trabalho. Além disso, os números demonstram uma prática de pesquisa que pouco contribui para a pluralidade da historiografia literária nacional.Downloads
Referências
BLOOM, Harold. 2001. O Cânone Ocidental. Rio de Janeiro: Objetiva.
CIEGLINSKI, Amanda. MEC quer acelerar implantação da lei sobre ensino da história afro-brasileira. Agência Brasil. Disponível em http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/11/14/materia.2008-11-14.2311139945/view. Último acesso: 26 jul. 2009.
DUARTE, Eduardo de Assis. 2005. “Literatura e Afro-descendência”. Literatura, Política, Identidades. Belo Horizonte: FALE-UFMG. 113-131.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.