Chamada de Artigos (CFP 2024.1):  A pesquisa em acervos literários: experiências, abordagens, perspectivas

28-06-2023

Chamada de Artigos (CFP 2024.1)

A pesquisa em acervos literários: experiências, abordagens, perspectivas

Submissão até 22 de novembro de 2023 - única prorrogação realizada em 16/11/2023

Expectativa de publicação: junho de 2024

A jornada de um escritor em direção à conclusão de sua produção literária envolve um processo complexo, abrangendo seu contexto social e literário, bem como sua relação com o mundo. Essa jornada destaca o fato de que não há algo como “geração espontânea” na literatura. Fragmentos desse caminho subjetivo e social constituem os arquivos literários, fornecendo aos pesquisadores elementos valiosos para suas reflexões acadêmicas.

Nesse próximo dossiê da Terra Roxa e Outras Terras (v. 44 n.1), buscamos aprofundar a importância do estudo das fontes primárias de escritores, artistas e jornalistas como meio de descobrir aspectos do pensamento, crítica, afinidades e criação literária. Essas fontes primárias servem como pilares fundamentais para compreender seus processos criativos, bem como suas obras e trajetórias biográficas. Como postula Jean-Louis Lebrave (2003), “O manuscrito será o futuro do texto,” essa afirmação um tanto irônica do teórico francês, considerando que os manuscritos são comumente associados ao passado de textos publicados, permite-nos ver o arquivo (não apenas o manuscrito) metonimicamente, como algo que aponta para o futuro da obra de um autor específico.

Assim, é essencial reconhecer que o arquivo é um organismo vivo, constantemente em movimento, capaz de oferecer novos insights sobre temas e obras que muitas vezes foram consideradas esgotadas por meio de uma análise extensa. Esse movimento é crucial para nossa compreensão teórica dos processos envolvidos na produção de obras literárias, considerando o que Cecília Almeida Salles se refere como o "gesto inacabado" - uma poética em constante evolução, desafiando, assim, a noção de obra concluída. Além do conceito individual de autoria, o arquivo também lança luz sobre o processo colaborativo contínuo que ocorre entre os autores, enfatizando a natureza coletiva da criação e sua interação dentro de um determinado contexto cultural.

Nesse sentido, a Terra Roxa e Outras Terras convida submissões que explorem as diversas dimensões dos arquivos literários, incluindo, mas não se limitando a: coleções de jornais e revistas, correspondência, fotografia, manuscritos, datiloscritos, rascunhos e bibliotecas. Damos as boas-vindas a contribuições que se envolvam criticamente com os aspectos genéticos dessas fontes primárias, revelando sua importância na compreensão do processo criativo e lançando luz sobre os esforços coletivos que moldam a produção literária.

Possíveis temas para submissão incluem, mas não se limitam a:

  1. O papel das fontes primárias em iluminar o processo criativo de escritores, artistas e jornalistas.
  2. O uso da crítica genética para analisar arquivos literários e fontes primárias.
  3. Exploração das relações entre manuscritos, rascunhos e obras finais.
  4. A influência das fontes primárias na interpretação e recepção de obras literárias.
  5. A natureza colaborativa da autoria dentro dos arquivos literários.
  6. O impacto dos avanços tecnológicos na preservação e acessibilidade de arquivos literários.
  7. As abordagens interdisciplinares para estudar fontes primárias na pesquisa literária.
  8. A relação entre o pessoal e o público nos arquivos de escritores.
  9. A correspondência de escritores em diálogo com a produção literária.


Editores responsáveis pelo dossiê:
Telma Maciel da Silva (UEL), Clara Ávila Ornellas (USP) e Júlio Cezar Bastoni da Silva (UFC)

Observação: o processo de avaliação só começará a partir da data de fechamento da chamada (15/11/2023).