O Serviço Social e prática pedagógica: a arte como instrumento de intervenção social

Autores

  • Débora Guimarães da Conceição Centro Universitário Plinio Leite (UNIPLI)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2010v12n2p50

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Assistente social, arte, Emancipação.

Resumo

Este artigo discute a possibilidade e a potencialidade da arte como instrumento que colabore para uma prática pedagógica crítica e criativa do assistente social, evidenciando o potencial educador da arte como meio para consolidação desta ação. Para isso, são abordados os diferentes sentidos e conotações que a educação pode vir a ter em meio à disputa hegemônica. A discussão abrange o estudo da contribuição do Serviço Social na criação de consensos na sociedade em torno de interesses das classes fundamentais , que pode reforçar a hegemonia vigente ou criar uma contra -hegemonia no cenário da vida social. A potencialidade da arte somada à dimensão pedagógica do Serviço Social, quando construída num sentido de transformação e emancipação dos usuários, pode contribuir para a informação e a promoção de sujeitos mais questionadores da realidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Guimarães da Conceição, Centro Universitário Plinio Leite (UNIPLI)

Assistente Social graduada pela UNIPLI.

 

 

Downloads

Publicado

15-12-2010

Como Citar

CONCEIÇÃO, Débora Guimarães da. O Serviço Social e prática pedagógica: a arte como instrumento de intervenção social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 50–67, 2010. DOI: 10.5433/1679-4842.2010v12n2p50. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/7542. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos