O Serviço Social e prática pedagógica: a arte como instrumento de intervenção social

Autores

  • Débora Guimarães da Conceição Centro Universitário Plinio Leite (UNIPLI)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2010v12n2p50

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Assistente social, arte, Emancipação.

Resumo

Este artigo discute a possibilidade e a potencialidade da arte como instrumento que colabore para uma prática pedagógica crítica e criativa do assistente social, evidenciando o potencial educador da arte como meio para consolidação desta ação. Para isso, são abordados os diferentes sentidos e conotações que a educação pode vir a ter em meio à disputa hegemônica. A discussão abrange o estudo da contribuição do Serviço Social na criação de consensos na sociedade em torno de interesses das classes fundamentais , que pode reforçar a hegemonia vigente ou criar uma contra -hegemonia no cenário da vida social. A potencialidade da arte somada à dimensão pedagógica do Serviço Social, quando construída num sentido de transformação e emancipação dos usuários, pode contribuir para a informação e a promoção de sujeitos mais questionadores da realidade social.

Biografia do Autor

Débora Guimarães da Conceição, Centro Universitário Plinio Leite (UNIPLI)

Assistente Social graduada pela UNIPLI.

 

 

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Publicado

15-12-2010

Como Citar

CONCEIÇÃO, Débora Guimarães da. O Serviço Social e prática pedagógica: a arte como instrumento de intervenção social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 50–67, 2010. DOI: 10.5433/1679-4842.2010v12n2p50. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/7542. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos